Após o sucesso do Trashtag Challenge, o desafio que levou pessoas do mundo inteiro a limparem as ruas e postarem fotos do antes e depois nas redes sociais, surge agora o #FillTheBottle. A ideia é encher garrafas com bitucas coletadas nas ruas.

Apesar de ser bem difícil afirmar com certeza quando começa uma tendência nas redes sociais, tudo indica que a iniciativa teve início a partir do internauta Jason Prince, que postou uma foto de uma garrafa cheia de bitucas no Twitter. Logo abaixo a imagem, o jovem relata que encheu a garrafa em apenas 20 minutos em um raio de 50 metros.

Desde a postagem, que ocorreu na última quarta-feira (31), dezenas de pessoas na França fizeram o mesmo. 

Seja qual for a razão, é importante lembrar que o gesto pode ter grandes impactos ambientais. Afinal, estas pequenas pontas de cigarro descartadas aleatoriamente já somam a maior parte de lixo dos oceanos, mais até do que os resíduos plásticos -, segundo a ONG Ocean Conservancy. 

Mas é importante ressaltar que as bitucas não devem ser descartadas no mesmo local que as garrafas plásticas. É preciso buscar por lugares que realizam a coleta seletiva deste material, só assim é possível garantir que seu trabalho não irá por água abaixo, literalmente. Confira as algumas fotos do desafio #FillTheBottle: