A empresa Deca, especializada em produtos e soluções para a economia de água, compartilha algumas dicas aos consumidores que querem poupar água com pequenas mudanças em sua rotina.

À frente da engenharia de aplicação da marca, Osvaldo Barbosa de Oliveira Jr. conta que baixar o consumo requer uma nova postura diária, mas que certificar-se de vazamentos nas tubulações é o primeiro passo.

Checando vazamentos

Um furo na tubulação pode desperdiçar cerca de 3.200 litros de água por dia, tendo a base de 15 mca (metros de coluna d'água) de pressão e furo de dois milímetros. Fechar o registro geral antes de viajar, evitando gastos e desperdício de água é outra dica. “Uma maneira simples de verificar se há vazamentos em uma casa é fechar todos os produtos que consomem água e esperar a caixa d’água encher. Depois disso, verificar se o hidrômetro está girando. Se sim, existem vazamentos na tubulação ou nos produtos”, revela.

Tomando banho

Falando em mudanças de comportamento, vale lembrar do banho demorado. Parece clichê, mas infelizmente não é. Fechar o registro enquanto se ensaboa pode reduzir o consumo de 300 litros para, aproximadamente, 160 litros de água, a cada banho. Número suficiente para 80 pessoas beberem água durante um dia, com base em um banho de 15 minutos, com vazão média de 20 litros por minuto.

Escovando os dentes

Fechar a torneira durante a escovação dos dentes e ao fazer a barba também economiza o equivalente a seis garrafas PET de dois litros, por dia.

Para se ter ideia de como pequenas atitudes podem fazer diferença na economia da água, uma torneira pingando pode desperdiçar até 46 litros de água por dia, e quanto mais forte ela é fechada, mais é danificado o vedante. Para evitar o pinga-pinga, chame o serviço autorizado.

Acionando a descarga

O engenheiro conta ainda que é a bacia sanitária que consome água e não a válvula de descarga, como muitos ainda acreditam. As bacias com fabricação anterior a 2002 podem gastar mais de 12 litros de água por fluxo, a partir dessa data os fabricantes só podem comercializar bacias com consumo de seis litros. Além disso, a Deca oferece ainda o Kit conversor Hydra Duo, que transforma uma válvula de descarga comum em uma válvula com duplo acionamento, com opção para três e seis litros de água por fluxo.  

“Mantenha a válvula de descarga ou a caixa acoplada sempre regulada e não use a bacia sanitária como lixeira ou cinzeiro. Troque a bacia antiga por uma nova, que precisa apenas de seis litros para fazer a sua limpeza; as antigas consomem muito mais”, alerta Oliveira Jr.

Lavando louça

Pensando em diferentes áreas de uma residência, a cozinha também pode revelar grandes vilões para o consumo de água. Lavando-se a louça durante 15 minutos, com a torneira aberta, é possível gastar, aproximadamente, 180 litros de água, com base em 15 minutos de vazão média de uma torneira convencional de 12 litros por minuto.

É possível lavar aproximadamente três vezes a mesma louça com dois cuidados diferentes: antes de lavar pratos e panelas, remova os restos de comida e jogue-os no lixo, deixando de molho as louças com sujeira mais pesada e mantendo a torneira fechada ao ensaboá-las.

Lavando roupa

Já na lavanderia, só ligue a máquina de lavar roupas quando estiver cheia e mantenha a torneira fechada ao ensaboar as peças. No jardim, quintal e garagem regue as plantas de manhã ou à noite para evitar a evaporação, assim é possível economizar o equivalente a 48 garrafas PET de dois Litros, durante um mês.

Lavando o carro

Outra dica importante é lavar o carro apenas duas vezes no mês. Durante 20 minutos com uma mangueira aberta, gastamos uma quantidade de água que seria suficiente para encher uma piscina de mil litros. Já lavando o carro com um balde, uma vez por mês, este número é reduzido para aproximadamente 100 litros, apenas 10% do consumo regular.

Outras dicas

Para reduzir o consumo de água é possível também fazer uso de arejadores e restritores de vazão. Eles economizam água e aumentam o conforto. Para aumentar a economia, utilize arejadores de vazão constante, que não custam caro e oferecem conforto, além de economizarem.

Lembre-se também que metais e louças sanitárias necessitam de uma manutenção periódica. No caso da Deca|Hydra há postos de serviço autorizado em todo país. É importante consultá-los para saber sobre as possíveis causas do vazamento e sobre as soluções e os produtos economizadores que a marca oferece.

A Deca possui mais de 300 soluções para ajudar na economia de água, confira no site ou entre em contato com um dos pontos autorizados. Assim você ajuda a preservar o meio ambiente e ainda diminui a sua conta no final do mês.

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.