O fumo foi banido em duas praias do município de Partido de La Costa, um dos destinos mais procurados pelos argentinos no verão. A determinação quer diminuir o número de bitucas de cigarros espalhadas na areia e melhorar a qualidade de vida dos banhistas.

Batizada de “La Costa Respira – Playas Libres de Humo”, a campanha já proibiu o cigarro nas praias de Santa Teresita e San Bernardo, localizadas no município litorâneo de Partido de La Costa, situado a 310 km de Buenos Aires. A regulamentação da prefeitura baniu o cigarro em áreas de 200 metros nas duas praias e não há multas para os desavisados que fumarem nestes locais.

Para orientar os banhistas, foi produzida uma cartilha, na qual o conteúdo veiculado alerta para as consequências que o cigarro traz para a saúde e para o meio ambiente. Depois da adesão nas praias, a intenção da prefeitura é expandir o programa, restringindo o consumo do tabaco também nas praças da cidade.

O projeto teve início no ano passado, quando a campanha, ainda em fase de testes, vigorava apenas na praia de Santa Teresita. Embora alguns fumantes tentassem burlar a lei, o prefeito Juan Carlos de Jesús afirmou que a aceitação foi boa pela maioria.

 A intenção da campanha não é só diminuir o número de bitucas nas praias, mas também fazer com que as pessoas aproveitem o verão para abandonar o hábito de fumar. Com informações do La Nación.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.