Ao completar 457 anos, o bairro da Mooca, tradicional reduto paulistano, vai ganhar um presente especial: o Parque Sabesp Mooca, anunciado no último domingo (18), pelo governador Geraldo Alckmin. Com 21.200 m², a nova área verde é um presente para que os 75 mil moradores do bairro possam se divertir e se informar sobre a importância da água e a história do saneamento no Estado.

No local já funciona um grande reservatório de água, de onde são bombeados 14 mil litros de água por segundo e que continuará em atividade com a implantação do parque. “Nós temos aqui uma área da Sabesp que é um grande reservatório de água. Aqui é o mais importante reservatório e distribuidor de água da cidade de São Paulo”, disse o governador.

O investimento previsto é de R$ 10,5 milhões e a previsão de inauguração é agosto de 2014. "Teremos aqui áreas de esporte, cultura, educação ambiental, academia ao ar livre, bicicletário, toda a área de percurso com acessibilidade e uma escadaria de água", garantiu o governador. A área também abrigará uma exposição permanente a céu aberto, voltada à conscientização ambiental, educação, lazer e esporte.

Localizado na esquina da Avenida Paes de Barros com a Rua Sebastião Preto, o parque terá o plantio de 200 árvores e cerca de três mil arbustos e trepadeiras. A intervenção inclui a criação de espaços informativos sobre captação de água, armazenamento, tratamento, tecnologias sustentáveis, distribuição e consumo da água e a história da companhia.

“A gente espera um parque que seja um ponto de encontro e de lazer público para a população da Mooca e da zona leste”, afirmou Alckmin. O projeto utiliza o que existe de mais moderno e ambientalmente correto em sistemas construtivos.

Do Portal do Governo do Estado

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.