energia solar Smart FIT
Foto: EDP | Divulgação
- Publicidade -

Minas Gerais acaba de ganhar mais uma usina solar. Instalada no município de Sacramento, a usina vai gerar energia para sete unidades da rede de academias Smart Fit.

De acordo com a EDP, empresa responsável pelo projeto e operação, o parque solar vai gerar 1.699 MWh por ano. Para se ter uma ideia, a energia seria suficiente para atender cerca de 707 residências anualmente. Com isso, as academias terão uma economia de 24,3% na conta de energia.

- Publicidade -

Além da redução nas despesas, a energia oriunda da luz solar evitará a emissão de 127 toneladas anuais de CO2 – equivalente ao plantio de 705 árvores.

“O mercado da energia solar vem avançando rapidamente no País e seguirá nessa tendência nos próximos anos. Empresas como a Smart Fit estão atentas a esse fato, buscando não só maior previsibilidade e economia em seus gastos com energia elétrica, mas também benefícios ao meio ambiente. Acreditamos nesse modelo de negócio, que seguirá recebendo nossa atenção”, afirma André Pereira, diretor da EDP Smart.

A EDP também é responsável pela primeira usina solar da Johnson & Johnson na América do Sul. Localizada em uma área equivalente a um campo de futebol na cidade de São José dos Campos, o sistema vai gerar 2 milhões de kWh/ano.

Outro destaque da companhia é a usina solar na modalidade geração distribuída para o Banco do Brasil (BB). O empreendimento, localizado no município de Porteirinha, no norte de Minas Gerais, tem capacidade instalada de 6,5 megawatts-pico (MWp) e vai garantir o abastecimento energético de 100 agências do Banco no estado mineiro. A economia será de R$ 80 milhões ao longo de 12 anos. 

Minas solar

Com alto índice de insolação, somados aos investimentos privados e públicos, Minas Gerais é destaque em energia solar. As pequenas gerações energéticas, para consumo próprio, garantem a posição de liderança no ranking de geração solar distribuída do Brasil. 

Em dezembro, o estado superou a marca de 800 megawatts (MW) instalados em telhados, fachadas, terrenos residenciais, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos do território mineiro.

- Publicidade -