- Publicidade -

Turbina eólica flutuante move-se na direção do vento para gerar energia

Plataforma piramidal facilita a geração de energia quase constantemente

turbina vento
Foto: Divulgação

O potencial global da energia eólica offshore é estimado em 71 TW, segundo o Banco Mundial. Neste sentido, novas tecnologias têm sido desenvolvidas para otimizar a produção energética em alto-mar, cuja instalação é tão onerosa. Na Espanha, foi criado um novo sistema que não passa despercebido: uma turbina eólica capaz de movimentar-se em direção ao vento para gerar eletricidade.

- Publicidade -

A turbina é montada em uma plataforma piramidal. Sua estrutura possui uma configuração a favor do vento, que permite o movimento e geração de energia quase constantemente. O sistema é chamado de PivotBuoy.

Outro recurso interessante é a capacidade do sistema poder ser conectado à ancoragem antes de ser levado ao destino final. Isso garante que a plataforma possa ser montada em terra e facilmente conectada ou desconectada quando precisar ser movida.

turbina vento
Foto: Divulgação

Apelidada de X30, a turbina foi desenvolvida com vários recursos de design importantes para agilizar e baratear o processo de instalação, incluindo um flutuador leve e estável que pode ser facilmente rebocado por embarcações locais menores, em vez de navios grandes e caros. A própria estrutura também é modular, de forma que o potencial cliente possa construir uma versão maior ou menor de sua própria turbina eólica.

O sistema de ancoragem vertical aplicado também possibilita, segundo a companhia, a capacidade de alcançar águas mais profundas (de 60 metros a mais de 500 metros) com pegada mínima no fundo do mar.

- Publicidade -

A empresa X1 Wind, que desenvolveu o produto, instalou e testou com sucesso um protótipo nas Ilhas Canárias, na Espanha. A plataforma se tornou a primeira do tipo no país a exportar eletricidade por meio de um cabo submarino.

“Após a implantação e validação bem-sucedida de nossa solução inovadora de baixo custo nas Ilhas Canárias, o objetivo agora é ampliar e industrializar a tecnologia antes de grandes projetos eólicos flutuantes comerciais que entrarão em operação no final da década em águas europeias, asiáticas e americanas”, afirma Alex Raventos, CEO e cofundador da X1 Wind.

turbina vento
Foto: Divulgação

A X1 Wind está atualmente buscando a certificação de seu primeiro produto em escala comercial por meio de um projeto financiado pela União Europeia. O próximo passo será implantar uma plataforma eólica flutuante pré-comercial de 6MW, chamada X90, no mar mediterrâneo francês até 2025.

- Publicidade -