A Rádio Costa do Sol FM inaugurou, no dia 20 de janeiro, uma Usina Solar Fotovoltaica instalada junto à torre de transmissão da emissora, localizada no Bairro Boa Vista, em Araruama.

Segundo o diretor executivo da rádio, Tarcisio Diamantino, a decisão de investir em energia renovável foi tomada desde a inauguração da emissora, em dezembro de 2018.

“Já existia uma preocupação da emissora com a sustentabilidade e também uma tendência de redução de gastos a médio prazo. São várias vantagens que somam. Dessa forma, podemos gerar uma energia limpa, sem impacto ambiental e que é viável economicamente e sustentável ambientalmente”, explica Tarcisio.

O sistema utilizado é capaz de produzir 24 mil kw/mês de energia elétrica com os 520 painéis solares fotovoltaicos instalados. Energia limpa suficiente para abastecer os estúdios, parque de transmissão e geradores, garantindo que a rádio continue no ar ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana.

Preocupação com sustentabilidade

De acordo com Kátia Cardoso, diretora da rádio, o investimento foi de aproximadamente 1 milhão de reais. “Desde meados de 2019 iniciamos o processo burocrático, com o projeto da usina, as licenças ambientais e a linha de crédito para financiamento deste sistema de energia renovável”, disse ela, ressaltando que, pelas informações que se tem até o momento, a Costa do Sol FM é a primeira emissora de alta potência autossuficiente na produção de energia renovável, no estado do Rio de Janeiro.

A empresa ainda investe em um sistema de captação de água de chuva, que é utilizada em toda a limpeza da emissora, além da jardinagem e áreas externas, uso de papelaria reciclada e coleta de lixo seletiva. No lugar de copos de plástico os funcionários usam canecas de cerâmica e copos de vidro.