- Publicidade -

Decreto na Itália pode zerar custos de instalação de energia solar

Os benefícios serão dedutíveis no imposto de renda e valerão até 2022.

descontos energia solar
Foto: Rowan Heuvel | Unsplash

Apostar no setor elétrico renovável integra as medidas para a retomada econômica da Itália. Por meio de incentivos fiscais, o governo quer impulsionar mais adesão na geração de energia solar na construção.

- Publicidade -

Um dos países mais afetados pela Covid-19, a Itália anunciou, em maio, o “Decreto de Relançamento de Medidas de Estímulo Econômico”. O pacote prevê destinar € 55 bilhões em benefícios e tem várias frentes, sendo um deles a ampliação de um antigo programa intitulado “ecobonus”.

A partir de agora, serão concedidos descontos de até 110% aos italianos que incluírem medidas de eficiência energética na reforma de suas casas. Entram neste caso a instalação de painéis solares, de sistemas anti-sísmicos e implantação de postes de recarga de veículos elétricos.

Os descontos valerão para aquisições realizadas entre 1º de julho de 2020 e 31 de dezembro de 2022, que serão dedutíveis no imposto de renda.

Mas há um ponto importante: o desconto só valerá se as novas instalações fizerem parte de uma reforma mais ampla.

- Publicidade -

Entraves

Apesar de ser voltado para pessoas físicas, o projeto prevê algumas barreiras econômicas para residências “comuns”. Os casos que permitem conseguir os benefícios estão recheados de pormenores.

Terão direito desconto aqueles que realizarem trabalhos de isolamento térmico que incidam em mais de 25% da superfície, por exemplo. Outra concessão será para quem substituir sistemas de ar condicionado por sistemas centralizados de aquecimento, arrefecimento ou fornecimento de água quente por condensação – com eficiência de, pelo menos, classe A. Outra possibilidade é a troca por bomba de calor, híbrida ou geotérmica, com possível combinação de sistemas fotovoltaicos.

Já para intervenções anti-sísmicas, o benefício será concedido apenas para os que também fizerem uma apólice de seguro que cubra o risco de eventos calamitosos.

- Publicidade -

Tudo leva a crer que a compensação financeira valerá somente em casos de gastos consideráveis.

Mais requisitos técnicos mínimos para acessar o bônus ainda serão divulgados.