A Atlas Renewable Energy, empresa que opera projetos de energia renovável na América Latina, anunciou a conclusão do financiamento de longo prazo de três de suas usinas solares no Brasil por um total de US $152milhões. O financiamento foi obtido por meio do Banco do Nordeste (BNB), com o respaldo de uma soma equivalente de garantias bancárias comerciais do BTG Pactual, do Banco ABC Brasil e do Banco Bradesco. Juntas, as usinas terão capacidade instalada combinada de mais de 300 MWps, um marco que quebra as barreiras às alianças financeiras, levando o setor energético brasileiro a novos patamares de capacidade solar.

Cada projeto tem um contrato de compra de energia (PPA) de 20 anos com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Estima-se que a energia combinada produzida de 672,8 GWh/ano irá fornecer energia limpa para um total de 470 mil famílias por ano. A Atlas Renewable Energy estima que a operação das usinas evitará a emissão de 108 mil toneladas de CO2 por ano.

As usinas estão localizadas na região nordeste, a saber, as usinas de São Pedro e Juazeiro, no estado da Bahia, e a usina de Sol Do Futuro, no estado do Ceará. O complexo solar São Pedro é a primeira operação em funcionamento da Atlas Renewable Energy no Brasil, com capacidade instalada de 67,1 MWp em duas plantas secundárias. Como parte do compromisso da empresa de trabalhar com comunidades locais e diretrizes ambientais durante as fases de construção, desenvolvimento e operação de suas usinas, o projeto São Pedro criou quase 700 empregos diretos e evitará a emissão de mais de 61 mil toneladas de dióxido carbono. As usinas de Juazeiro e Sol do Futuro estão atualmente em fase de comissionamento e estarão em plena operação nos próximos meses.

O diretor de negócios do BNB, Antônio Rosendo Neto Júnior, destacou que “uma associação com a Atlas Renewable Energy demonstra a sinergia do Banco do Nordeste com esse setor da economia. Os investimentos são essenciais para a evolução da matriz energética em todo o nordeste do Brasil, especialmente de fontes renováveis e não contaminantes. Estamos cumprindo a missão do Banco, gerando emprego e renda em nossa região.”

Carlos Barrera, CEO da Atlas Renewable Energy, explica: “O Brasil é o maior mercado de energia renovável da América Latina, e esses três projetos nos permitem consolidar uma forte presença neste mercado. Temos o prazer de fazer parceria com essas instituições financeiras fortes e de alto calibre.”

“Ao fechar nossas metas de investimento de US $ 170 milhões no Brasil, a Atlas Renewable Energy se une ao próspero setor de energia renovável do Brasil”, explica o gerente geral do Brasil, Luis Pita, que acrescentou: “Acreditamos que o mercado de energia renovável da América Latina é devido a uma abordagem inovadora para a tecnologia solar que pode fornecer decisões baseadas em dados em escala e estatísticas destinadas a aumentar a produção de energia através das fronteiras.”

Esses três projetos devem ser complementados por um adicional de 1,5 GW que a Atlas Renewable Energy planeja adicionar ao seu portfólio de investimentos nos próximos três anos em toda a América Latina.