A Prefeitura de São Paulo, por meio da Cohab-SP, instalou painéis de energia solar no conjunto habitacional Asdrúbal do Nascimento , localizado no Centro da capital. O equipamento será utilizado para o abastecimento de energia nas áreas comuns do prédio e gerará uma economia imediata de 90% na conta de luz nesses locais.

As obras tiveram início em outubro de 2019 e foram finalizadas no começo de 2020. No total, são 18 módulos na cobertura do empreendimento com 6,57 kWp (quilowatt pico), e estima-se que a geração mensal de energia seja de 791 kWh (quilowatt hora).

O equipamento capta os raios do sol e converte essa luz em eletricidade. A energia gerada pelos painéis é armazenada nas baterias, que servem para alimentar o inversor, que converterá a corrente e levará para as áreas.

O conjunto habitacional Asdrúbal do Nascimento é o primeiro a receber essa tecnologia e será utilizado como projeto piloto. Todo mês, a empresa de energia elétrica ENEL irá medir o consumo e a geração de energia do prédio, para observar a economia que está sendo realizada. Caso a energia gerada seja maior do que a utilizada, a Cohab tem direito a um crédito equivalente a quantidade de kWh excedente, que poderá ser utilizado para suprir outros conjuntos da Cohab.

O objetivo é levar os painéis para todos os seis empreendimentos do parque de Locação Social da Cohab-SP.

As informações são da Prefeitura de São Paulo.

Leia também: Curitiba vai construir segunda Cohab com energia solar.