Aeroporto de Salvador é o primeiro do país a implantar usina solar

Projeto vai suprir 30% do consumo do terminal de passageiros. Energia gerada equivale ao consumo de 3,8 mil casas populares.

usina solar aeroporto

Uma usina solar está sendo instalada na cabeceira da pista do aeroporto de Salvador. A iniciativa é pioneira e o Salvador Bahia Airport, parte do Grupo VINCI Airports, se torna o primeiro do país a contar com uma usina solar abastecendo seu terminal.

Quando estiver em pleno funcionamento, a usina vai suprir mais de 30% do consumo atual do terminal de passageiros – o semelhante ao consumo de 3,8 mil casas populares. A usina vai diminuir em 30% a pegada de carbono do Aeroporto, o equivalente a 690 toneladas por ano.

“Temos um sólido compromisso com o desenvolvimento sustentável, que orienta todas as nossas ações. Investir em novas tecnologias, aprimorar nossos processos e engajar nossos colaboradores em prol da sustentabilidade são pilares do nosso compromisso”, destaca o Gerente de Meio Ambiente do Salvador Bahia Airport, Rodrigo Tavares.

A construção da usina solar atende a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio, agenda global da Organização das Nações Unidas para um mundo melhor do ano de 2030. A meta se refere à ampliação do acesso a energias limpas e sustentáveis.

O coordenador de Instalações do Aeroporto, Frederico Mascarenhas, explica que os painéis solares instalados são capazes de suportar fortes ventos e contam com uma tecnologia que reduz a reflexão, o que evita qualquer tipo de interferência com as aeronaves. “As obras estão a todo vapor e a usina entrará em operação na segunda quinzena de fevereiro”, afirma. 

A utilização de energia solar no aeroporto de Salvador representa uma oportunidade de economia no consumo de energia elétrica do terminal e está alinhada com a estratégia ambiental global da rede VINCI Airports. Outros aeroportos do grupo como o Nuevo Pudahuel, em Santiago no Chile, já realizam a captação de energia solar e aplicam no dia a dia das suas operações.

A Usina Solar em Números:

·         Investimento de R$ 16 milhões

·         11 painéis solares

·         30 mil m² de área

·         4.215 KWp de potência instalada

·         Produção anual de 6.300.000 KWh.

·         Produção mensal de 550.000 Kwh de energia.

Aeroporto Verde 

Durante a última assembleia do Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe, o Salvador Bahia Airport foi reconhecido como um “aeroporto verde” pela instituição, além de receber o certificado de acreditação de carbono.

Em janeiro de 2019, o aeroporto foi o primeiro das regiões Norte/Nordeste e o segundo do Brasil a obter a certificação ACA (Airport Carbon Accreditation), concedida pela organização Airport Council International (ACI) em nível 1, que avalia e reconhece os esforços de redução de gases de efeito estufa gerados pelos aeroportos. Os próximos passos são: obter o nível 2 da certificação e reciclar 100% dos resíduos gerados.

Com o objetivo de neutralizar suas emissões de carbono e contribuir para a sustentabilidade do planeta, uma série de melhorias estruturais e medidas estão sendo adotadas, tais como: estabelecer uma política ambiental, adotar o conceito de Economia Circular, construir uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), uma Central de Resíduos e um sistema de reuso de água, implantar uma programa de gerenciamento de fauna e substituir equipamentos variados por outros mais modernos e mais eficientes.