Vereador sugere aluguel de carros elétricos em Curitiba

O vereador Professor Galdino (PSDB) sugeriu à Prefeitura de Curitiba a implantação de um programa de aluguel de veículos automotores pequenos e não poluentes, como os  utilizados pelo projeto Hiriko.

“Curitiba é considerada a capital ecológica, mas infelizmente perdeu sua genialidade e potencialidade de inovação. Não podemos nos conformar com isso, e queremos que o corpo técnico da Prefeitura trabalhe com ideias novas e revolucionárias, que possam trazer melhoria na qualidade de vida de toda a população”, disse o parlamentar.

A possibilidade de aluguel de veículos automotores é interessante, pois poderá contribuir na redução da quantidade de carros novos que entram em circulação todos os dias, bem como na redução da agressão ao meio ambiente e do caos no trânsito.

“Temos diversas inovações surgindo pelo mundo, e quais são as inovações que Curitiba tem trazido? Nenhuma. Chega de inércia da Administração Municipal, temos potencial de fazer em nossa cidade um modelo de integração respeitosa entre cidadãos e meio ambiente, e curar de vez todos os problemas de mobilidade urbana”, enfatizou Galdino.

Projeto Hiriko

O projeto HIRIKO é um novo conceito de mobilidade urbana. O veículo é 100% elétrico. Possui dois lugares, o que já é bem compacto, mas ainda pode dobrar-se para caber em espaços menores, reduz 25% do seu tamanho. Para se ter uma ideia, em espaço onde caberia apenas um carro médio cabem até três Hirikos.

O microcar que pesa menos do que 500 kg é alimentado por uma bateria de íons de lítio, que permite autonomia de 120 km. Os motores da unidade estão localizados dentro de cada uma das quatro rodas, e tem uma velocidade máxima controlada eletronicamente de 50 km/hora. Veja aqui o Hiriko em funcionamento.