- Publicidade -
vidro reciclagem
Fotos: Divulgação

O Brasil produz 27,7 milhões de toneladas anuais de resíduos recicláveis, mas apenas 4% são encaminhados para a reciclagem. A falta de infraestrutura das prefeituras, assim como da conscientização da população na separação e descarte seletivo de resíduos são fatores que influenciam o baixo índice. Buscando aumentar a adesão na reciclagem do vidro, a capital paulista está começando a testar iniciativas em bairros selecionados.

- Publicidade -

Os projetos são realizados pela Prefeitura de São Paulo em parceria com duas concessionárias municipais: a Ecourbis Ambiental e Loga (Logística Ambiental de São Paulo). Abrangendo parte da Zona Sul e da Região Noroeste da cidade de São Paulo. Confira os detalhes de cada iniciativa abaixo.

Coleta na Zona Sul

Foram instalados Pontos de Entrega Voluntário (PEVs) em vias públicas estratégicas, nas subprefeituras de Capela do Socorro, Santo Amaro e Vila Mariana, em locais próximos a bares e restaurantes e com fluxo mais intenso de pessoas.

Os equipamentos contam com capacidade para armazenar até 3 m³ (metros cúbicos) e neles poderão ser disponibilizados garrafas, copos e recipientes em geral, além de cacos/fragmentos.

Inicialmente, o recolhimento do material disponibilizado nos PEVs está programado para ser realizado uma vez por semana, mas, de acordo com a evolução do volume coletado, a periodicidade poderá ser ajustada.

- Publicidade -

A expectativa é de que, com um maior volume de vidro sendo direcionado para os PEVs, sejam registradas melhorias em diversas frentes. Uma delas é a redução desse tipo de material que hoje é encaminhado ao aterro sanitário, impossibilitando o seu aproveitamento. Outro benefício é o incremento da renda das cooperativas de catadores conveniadas à prefeitura de São Paulo.

Todo o vidro disponibilizado nos PEVs e coletado pela Ecourbis será encaminhado para a Central Mecanizada de Triagem – CMT Carolina Maria de Jesus, operada pela Ecourbis. A venda do material será conduzida pela Coopercaps, cooperativa conveniada à Prefeitura.

A partir da avaliação dos resultados do projeto-piloto, o número de pontos de entrega voluntária de vidro deverá ser ampliado para outros pontos da cidade.

- Publicidade -

Locais dos Pontos de Entrega Voluntários (PEVs) para o descarte de vidro (copos, garrafas, recipientes e cacos e fragmentos):

  • Praça Enzo Ferrari – CS
  • Praça Ramiro Cabral da Silva – CS
  • Praça José Ferreira Rodrigues – CS
  • Praça Nicolau Aranha Pacheco – CS
  • Praça Maria Sotto Fracarolli – CS
  • Av. Dr. Sila Melo – SA
  • Av. Miguel Yunes, nº 500 – SA
  • Parque Severo Gomes – SA
  • Avenida Professor Alceu Maynard Araújo – SA
  • Praça Marcos Manzini – SA
  • Praça Issac Grinman – SA
  • Praça Nossa Senhora Aparecida – VM
  • Praça Cidade de Milão – VM

Coleta na Região Noroeste

Já a Loga iniciou um projeto-piloto de coleta de vidros, abrangendo o Largo da Batata, em Pinheiros, o Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó e a Praça Rotary, na Vila Buarque. A ação é uma iniciativa da SP Regula.

Os materiais são coletados em contêineres especiais cedidos pela empresa MASSFIX, que atua na reciclagem de cacos, vidros laminados e de embalagem. Os equipamentos estão sendo instalados em 16 pontos, sendo sete no Largo da Batata, outros sete na Nossa Senhora do Ó e dois na Praça Rotary.

coleta de vidro SP
Foto: Loga | Divulgação

Os volumes coletados serão enviados à Central Mecanizada de Triagem Ponte Pequena, operada pela Coopercaps, uma das cooperativas regularizadas pela Prefeitura, que comercializará os resíduos diretamente com a recicladora, em benefício de seus membros.

Reciclagem de vidro

Você sabia que mesmo cacos de vidro podem ser reciclados? Sim, durante o processo de reciclagem, eles se tornam maleáveis e podem dar origem a novas formas de vidro, sejam grandes ou pequenas.

No projeto da Ecourbis, para sensibilizar a população sobre a iniciativa e a importância de garantir a destinação e tratamento adequado do vidro, que pode ser reciclado infinitas vezes, a Ecourbis deu início, na última quinta-feira (27), a ações de educação e conscientização ambiental.

vidro reciclagem
Foto: Loga | Divulgação

Profissionais da Ecourbis informaram aos estabelecimentos comerciais e residências do entorno que a região conta com um equipamento específico para o descarte de vidro. A equipe retornará aos locais, em horário com maior movimento de clientes, para conversar com os frequentadores dos bares e restaurantes e divulgar a iniciativa.

Da mesma forma, nos locais em que será realizado o projeto-piloto, a Loga também fará ações de conscientização com os estabelecimentos comerciais no entorno dos equipamentos e frequentadores das regiões abrangidas. O propósito é incentivar a adesão à iniciativa.

Veja aqui 6 dicas para separar o vidro para reciclagem!