A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, aderiu à campanha Julho Sem Plástico. Até o final do mês, o perfil da SMAS no Instagram vai divulgar práticas e desafios sustentáveis com o intuito de incentivar mudanças nos pequenos hábitos.

A iniciativa virtual também visa aumentar a conscientização sobre os impactos ao meio ambiente e a reduzir o desperdício de plástico de uso único na rotina diária, ajudando a encontrar alternativas.

Para tanto, a cada semana, dicas, conhecimentos e práticas serão postadas até a última quinta-feira (30) do mês. Os participantes poderão compartilhar vídeos, fotos, registrar sua evolução através das redes sociais por meio da hashtag #julhosemplasticorec.

Primeiros passos

Repensar os itens do dia a dia é o primeiro passo para começar o desafio ao prestar atenção se os utensílios são recicláveis e podem ser substituídos por outros materiais menos poluentes.

“Quanto menos consumo, menor a pegada ambiental. Já existem opções sustentáveis para produtos que temos hábito de consumir no dia a dia, como escova de dente de bambu, fraldas de pano, coletor menstrual, produtos a granel e até embalagens de produtos recicláveis baseadas em economia circular. Neste período em que o mundo vive uma pandemia, as máscaras caseiras confeccionadas em tecidos também contribuem para o significado de um dos 5Rs da Sustentabilidade: a Reutilização”, explica a a gerente de educação ambiental da SMAS, Danielle Sampaio.

Contribuir para o movimento também alinha a cidade do Recife aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) 11, 12, 14 e 15 (cidades e comunidades sustentáveis, produção e consumo responsáveis, vida abaixo da água e vida na terra). Somente em julho de 2019, cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo participaram do desafio Julho Sem Plástico (#plasticfreejuly) em 177 países.

Campanha Julho Sem Plástico

Plastic Free July (Julho sem Plástico) é uma iniciativa da Plastic Free Foundation em direção a uma visão de ver um mundo livre de resíduos plásticos.

Foi iniciada em 2011 por Rebecca Prince-Ruiz (fundadora da Plastic Free Foundation) e uma pequena equipe do governo local no oeste da Austrália, e agora é uma das campanhas ambientais mais influentes do mundo.

Milhões de pessoas em todo o mundo participam anualmente, muitas se comprometendo a reduzir a poluição por plásticos muito além do mês de julho. Somente em julho de 2019, cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo participaram do desafio de 177 países. Uma pesquisa revelou que 29% das pessoas pesquisadas em todo o mundo estavam cientes do desafio do Plastic Free July e quase metade delas optou por participar em 2018.

Liga Zero Descartável

O CicloVivo também está integrando uma iniciativa brasileira neste Julho sem Plástico. Trata-se da Liga Zero Descartável, que propõe missões semanais a serem executadas. A ação também é reforçada com lives diárias. Saiba mais: Campanha desafia brasileiros a reduzirem o uso de plástico descartável.