- Publicidade -

A capital pernambucana está à frente na corrida por tornar mais comum o uso de carros elétricos, pelo menos no Brasil. Após lançar o primeiro serviço de compartilhamento de carros movidos a energia elétrica, Recife está disponibilizando-o gratuitamente em todo o mês de março.

- Publicidade -

Batizado de “Carro Leve”, o programa é uma parceria entre a empresa Porto Digital e a prefeitura da cidade. A estratégia da companhia é oferecer aos moradores a possibilidade de testar os veículos sem que precisem pegar pelo serviço.

Desta forma, todos que fizerem o cadastro até 31 de março poderão usufruir dos automóveis durante um mês, contando a partir da data de adesão. Quem está inscrito – 57 usuários já utilizam o sistema – também pode aproveitar a gratuidade.

| Foto: Porto Digital
| Foto: Porto Digital

Importados da China, os carros são equipados com ar-condicionado e demoram seis horas para serem carregados. Quando totalmente carregado, ele tem uma autonomia de até 120 quilômetros. Cada um acomoda dois passageiros e alcança a velocidade limite de 60 km/h.

“Os usuários vão gostar da experiência de dirigir esses veículos. Eles funcionam de forma semelhante a de um carro automático, sem marchas, apenas com freio e acelerador. A principal diferença do Carro Leve é o silêncio. Por se tratar de um carro elétrico, o usuário pode até achar que o carro está desligado”, explica Cidinha Gouveia, gerente de projetos do Porto Digital.

- Publicidade -

Desde setembro de 2015, quando foi inaugurado, foram realizadas 577 viagens. Atualmente, há cinco estações disponíveis distribuídas entre os bairros do Recife, Santo Amaro, São José e Derby. Para saber mais, clique aqui.

| Foto: Porto Digital
| Foto: Porto Digital
| Foto: Porto Digital
| Foto: Porto Digital

Redação CicloVivo

- Publicidade -