O abacate é uma fruta muito saborosa e que combina com diversos pratos, sejam eles doces ou salgados. No entanto, o mais comum é aproveitar a polpa e descartar a semente. Mas, ela também pode ser consumida e agregar ainda mais valor nutricional a diversas refeições.

Por ser rica em fibras e em propriedades antioxidantes, a semente de abacate ajuda a combater o colesterol e a combater o envelhecimento das células, evitando diversas doenças inflamatórias, como o câncer.

Para aproveitar, então, o abacate até o caroço, o CicloVivo dá a dica de como fazer farofa de semente de abacate. Essa receita é muito simples e pode ser adicionada a vitaminas, caldos, frutas e muito mais.

  1. Desidrate a semente de abacate no forno a 120ºC durante duas horas. O ideal é aproveitar este tempo para desidratar outros alimentos ou mais de uma semente, para evitar o desperdício de energia no processo.
  2. Após retirar a semente do forno, retire a casca fina que a envolve. Ela deve se soltar facilmente. Se preferir, faça um corte de leve em volta da semente para que seja mais fácil retirar a casa.
  3. Bata de leve com a faca para que a semente se parta ao meio.
  4. Corte a semente em quadradinhos pequenos.
  5. Bata no liquidificador até que vire uma farofa.

Para visualizar melhor o processo, veja o vídeo abaixo:

How to Eat an Avocado SeedDid you know that the seed of an avocado is the most nutrient-dense part of the fruit? Without a doubt, we should be eating it, not throwing it away! Here’s a little video to show you how it can be done (and this blog post! – http://www.nourishmewhole.com/how-to-eat-an-avocado-seed) x

Publicado por Nourish Me Whole em Domingo, 13 de março de 2016

Vale lembrar que a farofa tem um gosto amargo, portanto, tenha cuidado na escolha dos alimentos que a acompanharão.

Redação CicloVivo