- Publicidade -

Obama quer reduzir 30% das emissões de gases de efeito estufa nos EUA

Esta é a meta mais ambiciosa já definida pelo país em sua luta contra o aquecimento global.

O presidente Barack Obama propôs reduzir 30% das emissões de gases de efeito estufa nos EUA, em relação aos níveis de 2005. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (2) pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

- Publicidade -

Esta é a meta mais ambiciosa já definida pelo país em sua luta contra o aquecimento global. Além de impactos ambientais, a proposta também deve influenciar diretamente a economia norte-americana, já que deve reduzir drasticamente a produção de carvão, modificando preços e o mercado de trabalho.

A representante da EPA, Gina McCarthy, garante que a medida também tem como intuito melhorar a saúde da população, visto que deve reduzir significativamente a poluição. De acordo com a agência, os norte-americanos já conseguiram reduzir 15% de suas emissões em relação a 2005. Os estados que mais reduziram, passando dos 30% nos cortes, foram: New York, Washington, Virgínia e Geórgia.

A preocupação principal está na dependência do país em relação ao carvão. Atualmente, 560 usinas desta fonte produzem 75% da eletricidade consumida no país. Porém, ele também é responsável por 39% das emissões de gases de efeito estufa nos EUA. A intenção do governo é incentivar o desenvolvimento da energia limpa.

A decisão política ainda diverge opiniões. O presidente da Câmara, por exemplo, John Boehner é contra a medida. “O plano do presidente é uma loucura, não há realmente nenhuma maneira mais sucinta para descrevê-lo”, declarou à Bloomberg. Já Christiana Figueres, secretária-executiva da ONU, elogiou a medida. “A decisão do presidente Obama em lançar planos para regular mais fortemente as emissões das usinas de energia enviará um bom sinal em todos os lugares, como exemplo de que um dos maiores emissores está levando o futuro do planeta a sério”, explicou.

- Publicidade -

Redação CicloVivo