O estado de Minas Gerais pode ganhar novas instalações solares e eólicas. O presidente da concessionária, Mauro Borges Lemos, afirmou que a companhia pode participar dos próximos leilões de energia renovável promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

O anúncio foi feito no último mês, durante um encontro entre representantes da Cemig e deputados integrantes da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A proposta da comissão é aproveitar todo o potencial do território mineiro para promover e incentivar a produção de energia renovável.

Conforme informado pela imprensa local, o deputado Gil Pereira, presidente da comissão, aproveitou a oportunidade para confirmar o bom momento da energia eólica e solar, que têm custos cada vez mais competitivos com a produção hidrelétrica.

O parlamentar ainda exaltou o potencial mineiro, dizendo que o estado possui o “quarto melhor ponto de energia solar do país”. Além do apoio da concessionária local, a comissão está em busca de empresas que fabriquem os equipamentos necessários nas usinas dentro de MG.

A Cemig já possui experiência no ramo, sendo responsável por um parque eólico e solar localizado no sul da Bahia, através da Renova, empresa subsidiária de energia renovável. “Na divisa de Minas com a Bahia é onde temos os melhores ventos e a melhor insolação do país”, informou Mauro Borges Lemos, garantindo que investir na região é um dos grandes interesses da companhia.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.