Foi inaugurada nesta semana a maior usina de biogás do mundo. A estrutura está localizada em Vaasa, na Finlândia. A usina reaproveita restos de corte de árvores para produzir energia limpa.

A produção do biogás é uma alternativa altamente eficiente para reaproveitar resíduos, principalmente orgânicos, para complementar a produção energética ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais da atividade.

A nova usina finlandesa possui capacidade para produzir até 140 megawatts de energia, conforme noticiado pela agência internacional AFP. Esta foi uma das alternativas encontradas pelas autoridades locais para reaproveitas os resíduos de sua principal atividade, a indústria madeireira.

A construção foi planejada ao lado de uma usina de carvão, mas significa o compromisso da Finlândia em reduzir ao máximo a sua dependência de combustíveis fósseis por alternativas menos poluentes, como informado por Rami Vuole, diretor da empresa responsável pela usina. Com informações da Metso e AFP.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.