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Heineken começa a vender long necks retornáveis no Brasil

Meta é levar novas embalagens para 90% dos estabelecimentos da Região Sul e ampliar o projeto para o país nos próximos anos

long necks retornáveis heineken
Foto: Divulgação | Heineken

Desde o início de março, a Heineken está implementando o uso de garrafas long neck retornáveis na Região Sul do Brasil, numa iniciativa para tornar as embalagens mais sustentáveis e reforçar o conceito de venda circular nesta categoria. A iniciativa vai ser ampliada para as outras regiões do país nos próximos anos.

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No Brasil, somente 47% dos vidros são reciclados. Com a iniciativa, a Heineken espera influenciar o mercado a aumentar esse percentual. “Queremos, num futuro próximo, estar em todos os estados brasileiros com as long necks retornáveis, garantindo a redução de impactos negativos com a produção de novas garrafas”, explica Eduardo Picarelli, diretor da Unidade de Negócios da Heineken no Brasil.

As long necks retornáveis serão destinados a bares e restaurantes parceiros, o que trará impactos positivos diretos aos estabelecimentos, consumidor final e ao meio ambiente.

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Foto: Divulgação | Heineken

As novas garrafas são identificadas por um selo prata, que reforça o conceito dos produtos, garantindo que aquela unidade irá ser reutilizada. Para que o transporte e o consumo sejam mais seguros, as novas embalagens também têm o vidro mais espesso e um tamanho maior.

Outro diferencial são as tampas com cores diferentes que sinalizam que as novas garrafas devem ser abertas apenas com abridor. Para gerar mais atratividade e gratificação pelo uso das garrafas retornáveis, a companhia vai distribuir cerca de 10 mil unidades desses abridores para os estabelecimentos e consumidores.

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As vendas circulares começam em duas dezenas de cidades do sul do Brasil. No Paraná, em Curitiba, Japurá, Ponta Grossa, São Borja, Londrina, Cascavel, Umuarama, Campo Mourão e Paranaguá. Em Santa Catarina, a capital Florianópolis e mais Itajaí, Chapecó, Criciúma, Blumenau, Montenegro, Vacaria e Laurentino. E no Rio Grande do Sul, os municípios de Porto Alegre, Cachoeirinha e Pelotas.

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Foto: Divulgação | Heineken

A ação começa com a meta de que 90% dos bares e restaurantes da Região Sul recebam as novas garrafas até o fim deste primeiro semestre. Com isso, a expectativa é provocar uma mudança na logística e no hábito cultural dos clientes. O projeto será expandido para as demais regiões brasileiras ao longo dos próximos anos.

Segundo a empresa, a Região Sul foi escolhida pois é relevante para o mercado de cerveja e possui uma dinâmica de mercado e hábitos de consumos ideais para o lançamento e avaliação de inovações no mercado. A região também foi o ponto de partida para a venda da cerveja sem álcool Heineken 0.0, que hoje é vendida em todo o país.

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Sustentabilidade

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Foto: Lu Prezia

Em 2021, a Heineken lançou a plataforma de Geração de Energia Distribuída, oferecendo Energia Verde para estabelecimentos comerciais e residenciais em todo o Brasil. Outra promessa da marca é levar florestas urbanas para as capitais brasileiras, tornando as cidades mais verdes.

As medidas são norteadas pela plataforma Green Your City, que possui compromissos dentro dos pilares de cidades mais sustentáveis, economia circular e consumo responsável, e vão de encontro à meta da marca de ter 80% de suas embalagens de vidro circulares até 2030.