Uma empresa norte-americana especializada em materiais de construção sustentável criou um novo tipo de madeira ecológica. Ao contrário das versões convencionais, a madeira produzida com o lixo encontrado nos aterros sanitários não absorve umidade, evita a proliferação de mofo e resiste ao desbotamento.

O material é produzido pela Envirolastech, empresa que elaborou uma fórmula que mescla resinas, cinzas minerais e compostos de resíduos sólidos. Segundo a fabricante, a madeira é produzida apenas com materiais inorgânicos reciclados, que podem ser reaproveitados posteriormente. Além disso, toda a matéria-prima deriva de aterros sanitários.

A madeira produzida a partir de resíduos sólidos é apenas uma das soluções de construção sustentável desenvolvidas pela empresa, situada na cidade de Rochester, em Nova Iorque. Agora, o objetivo da Enviorolastech é levantar uma casa, usando somente materiais produzidos com resíduos nos próximos dois anos. "Já produzimos mais de 30 produtos. Podemos construir uma casa completa de lixo", assegurou Paul Schmitt, presidente da empresa, ao site de notícias CBS Minnesota.

Foram necessários dez anos de testes para desenvolver a solução sustentável, mas a madeira produzida com lixo é altamente eficiente e apresenta as mesmas características das madeiras convencionais, podendo ser pintada, aparafusada e pregada.

A Envirolastech planeja construir uma unidade para produzir o material junto à companhia de incineração de resíduos da cidade. Assim, a empresa utilizaria os plásticos reciclados e as cinzas para produzir madeira sustentável.

Se o plano for bem executado, a cidade de Rochester só tem a ganhar, já que o lixo produzido por seus cem mil habitantes vai dar origem a novas casas, em vez de ficar abandonado em aterros sanitários. Com informações do CBS Minnesota.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.