Ícone do site

Ecopontos vão receber panelas fora de uso em SP, RJ e RS

Descoberta de enzimas digestivas de vermes traz novas possibilidades para combater poluição plástica

Published 13/06/2022
panelas descarte

Foto: Ra Dragon | Unsplash

A partir de junho, moradores de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul poderão descartar panelas, formas, frigideiras, fervedores e assadeiras fora de uso em pontos de coleta específicos. Os ecopontos para logística reversa serão disponibilizados pela Tramontina e vão receber produtos da marca e de outros fabricantes.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Tramontina e a cleantech Trashin, responsável pela gestão e operação de logística reversa. O programa piloto tem como objetivo facilitar a destinação ambientalmente correta dos materiais, fazendo com que os mesmos retornem para a cadeia produtiva. Serão instalados dez coletores nos três estados e a expectativa é oferecer aos consumidores pontos de recolhimento de utensílios que receberão o destino correto.

O objetivo é entender o comportamento do consumidor quando o assunto é descarte de produtos para identificação de oportunidades de ampliação do projeto. Os produtos que podem entrar nesta cadeia de reciclagem são panelas, mas também assadeiras, frigideiras, formas e fervedores da Tramontina e de outros fabricantes. Não há restrição de materiais. Serão aceitos produtos em ferro, alumínio, aço inox e outros materiais.

Foto: Lucas George Wendt | Unsplash

Depois de coletados e centralizados, os resíduos passam por triagem para posterior reaproveitamento. Esse processo é realizado por cooperativas de reciclagem, ativando uma camada de impacto social positivo, promovendo o aumento de renda para os colaboradores das cooperativas parceiras e a capacitação dos profissionais envolvidos.

Coletores tecnológicos

Através de um QR Code, os usuários podem ter mais informações sobre o processo de descarte e o funcionamento do projeto. Além disso, as coletas possuem modais combinados de acordo com a região, portanto, são realizadas de bicicleta, veículo elétrico e a combustão. No uso de veículos a combustão, 100% das emissões de carbono serão compensadas com crédito de carbono.

“O programa cuidará desde a coleta até a transformação do resíduo, dando ênfase ao que está em desuso e gerando matéria-prima reciclada para a criação de outros produtos. Neste momento, o material recolhido não voltará para a fábrica, mas terá destinação em empresas parceiras homologadas e auditadas, por meio do nosso parceiro neste projeto”, afirma Ademir Beal, Diretor responsável pelo Comitê Ambiental da Tramontina.

Ecopontos Tramontina

Foto: Pixabay

Rio Grande do Sul

Carlos Barbosa

Farroupilha

Porto Alegre – Condomínio residencial Santos Dumont

Rio de Janeiro

Casa Shopping 

Rio Sul Shopping

São Paulo

Ribeirão Shopping

Iguatemi Campinas

Store Shopping

Shopping Lar Center

Condomínio Quality House Lapa

LEIA MAIS: