Fotógrafos documentam eventos climáticos extremos em 2022
Profissionais da Getty Images trazem imagens da linha de frente que mostram o impacto da crise climática
Profissionais da Getty Images trazem imagens da linha de frente que mostram o impacto da crise climática
As mudanças climáticas deixaram de ser uma previsão e já são uma dura realidade para milhões de pessoas em todo o mundo. Em 2022, os fotojornalistas da Getty Images, ajudam a contar histórias de desastres naturais nas linhas de frente – sob os olhos de furacões ou no meio de incêndios – colocando-se em perigo para mostrar o impacto que esses eventos têm sobre lugares e comunidades, documentando o aumento das ondas de calor, seca severa e inundações trágicas em lugares distantes, mas também bem próximos de nós, ao longo de 2022.
Apesar dos inúmeros estudos científicos, manchetes e matérias na mídia sobre estes eventos e a necessidade urgente de mudarmos nossa relação com o planeta, o combate às mudanças climáticas caminha a passos mais lentos do que o necessário. Nesse contexto, as fotografias informam e mostram os efeitos dos eventos climáticos de uma maneira contundente. A máxima de que “uma imagem vale mais do que mil palavras” pode ajudar a documentar esses desastres e aumentar a consciência de que não temos mais tempo a perder.
A Getty Images, criadora de conteúdo e marketplace de conteúdo visual global, possui uma equipe de premiados fotógrafos e colaboradores que documentam as principais notícias do mundo, representando 40 mil eventos de notícias anualmente. Muitos de seus fotógrafos, videógrafos e editores se dedicaram a registrar eventos climáticos impactantes em 2022.
Entre eles, está Mario Tama. Nos últimos anos, ele documentou questões climáticas em várias partes do mundo, incluindo o Ártico, a Amazônia, a Patagônia e as ilhas do Pacífico. Em 2022, ele trabalhou para mostrar as secas, ondas de calor e incêndios florestais no sudoeste dos Estados Unidos, onde vive.
Confira o que Mario conta sobre o que ele viu em 2022 e sobre o poder da fotografia para engajar as pessoas.
Mario Tama: Em 2022, passei grande parte do meu ano documentando secas, ondas de calor e incêndios florestais na região onde moro, o sudoeste dos Estados Unidos. Neste ano, os pesquisadores declararam que o oeste dos Estados Unidos está passando pelo período mais seco de 22 anos em pelo menos 1.200 anos. Um estudo descobriu que cerca de 46% da gravidade da atual mega seca pode ser atribuída ao aquecimento global induzido pelo homem.
Mario Tama: O termo megaseca tornou-se mais amplamente usado para descrever a situação no sudoeste em 2022. Também houve muito choque e discussão no sudoeste e outras regiões sobre os impactos dramáticos no lago Mead, o maior reservatório dos Estados Unidos, que foi formado pela construção da histórica Represa Hoover.
Este ano, as pessoas começaram a relatar mais amplamente que o Lago Mead possivelmente se tornou uma ‘poça morta’ – quando a água não pode mais fluir rio abaixo. Foi chocante fotografar coisas como barcos antes submersos e peixes mortos boiando no que agora é o leito seco do lago. O nível da água atingiu seu ponto mais baixo desde que a barragem foi concluída em 1937.
Para ver esta enorme maravilha da engenharia humana, a Represa Hoover, elevando-se sobre um lago cada vez menor que deveria fornecer água para cerca de 25 milhões de pessoas, a visão era totalmente incongruente. A situação foi uma ilustração dura de quantos problemas estamos enfrentando e levantou questões em minha mente sobre os limites e perigos das mãos humanas.
Mario Tama: Na Getty Images, tenho a sorte de ter um fluxo constante de discussões com meus editores sobre cobertura e ideias. Muitas vezes, é um vaivém entre o que os editores estão aprendendo em suas pesquisas e discussões, juntamente com o que os fotógrafos estão vendo no local. No caso de Lake Mead, meus editores me enviaram as duas vezes – estou muito feliz por eles terem feito isso porque as histórias que saíram de lá foram divulgadas em todo o mundo.
O lago Mead é um ícone de Las Vegas e do sudoeste, e a notícia do lago encolhendo drasticamente foi chocante para quem esteve lá. Aqui na região de Los Angeles, onde moro, espera-se que eu fique por dentro das questões climáticas locais e faço o possível para me manter o mais informado possível sobre os ângulos locais e regionais.
Nos últimos anos, documentei questões climáticas em várias partes do mundo, incluindo o Ártico, a Amazônia, a Patagônia e as ilhas do Pacífico. Essas viagens foram todas pesquisadas e organizadas em conjunto com meus editores.
Mario Tama: De acordo com o ACNUR, “a mudança climática é a crise que define nosso tempo”, e acredito que temos a obrigação, como fotógrafos, de dar vida a todas as peças desse quebra-cabeça gigante de um planeta em aquecimento. Precisamos continuar a conscientizar as pessoas de que esta é a emergência que os cientistas focados em clima dizem ser.
Acredito que as fotografias podem deixar as pessoas curiosas, talvez até se apaixonar um pouco por esses lugares frágeis e ameaçados, junto com os esplendores da natureza. Quando as pessoas podem conectar os impactos das mudanças climáticas com o local onde vivem ou com um poderoso conjunto de fotografias de algum lugar onde nunca estiveram, a questão pode se tornar pessoal.
Mesmo falando sobre as mudanças climáticas, fotografando-as, compartilhando nossas imagens e fazendo-as aparecer em outras regiões, os fotógrafos podem ajudar a aumentar a conscientização, o que pode, de fato, levar à reflexão e ação do público.