proibir postos de gasolina
Foto: Wassim Chouak | Unsplash
- Publicidade -

Para cumprir com a meta de se tornar neutra em carbono até 2030, Petaluma, cidade da Califórnia, limitou a construção de novos postos de gasolina e também a adição de novas bombas nos postos que já estão em funcionamento.

Esta foi a primeira cidade americana a adotar estas restrições como medida para conter o uso de combustíveis fósseis. A iniciativa está inserida em um movimento que está ganhando força na Califórnia que busca gerar oposição da comunidade à criação de novos postos de gasolina individuais. 

“A cada gota que sai de um dispensador de gasolina, há um rastro de devastação para as comunidades e o meio ambiente em todo o mundo.”

CONGAS (Coalizão Oposta a Novos Postos de Gasolina)

A ideia é que as proibições de postos de gasolina levem a uma reflexão sobre as prioridades nas cidades e para as sociedade. “Não somos apenas contra novos postos de gasolina. Apoiamos um planejamento de uso do solo mais inteligente que reduz a necessidade de viajar em primeiro lugar, melhorias no transporte público limpo, frequente e acessível, infraestrutura e amenidades melhoradas para ciclismo e caminhada e opções de recarga de veículos elétricos ampliadas”, comunicou a CONGAS (Coalizão Oposta a Novos Postos de Gasolina).

- Publicidade -

Para que as proibições a novos postos sejam impostas a outras cidade americanas, a CONGAS disponibilizou o modelo de decreto-lei usado. 

- Publicidade -