- Publicidade -

Arquitetos apresentam protótipo de unidade habitacional sustentável em Paraisópolis

O projeto é exemplo de práticas eficientes e sustentáveis na habitação popular.

Um protótipo em escala real de uma Unidade Habitacional de Paraisópolis foi apresentado durante a São Paulo Design Weekend, que aconteceu na semana passada.

- Publicidade -

Agraciado com o Selo Casa Azul Ouro, principal instrumento do programa de construção socioambiental da Caixa Econômica Federal, o projeto, é exemplo de práticas eficientes e sustentáveis na habitação popular.

Reprodução de uma moradia implementada pelo Programa de Urbanização de Favelas de Paraisópolis – a segunda maior favela de São Paulo – o apartamento de 50m2 conta com economizadores de água e arejadores em todas as torneiras e chuveiros (o que diminuí os respingos e o desperdício), além da especificação de bacias sanitárias com dispositivo duplo de acionamento da descarga. Além disso, a unidade é totalmente adaptada para garantir acessibilidade a pessoas com dificuldades motoras e deficientes físicos.

“A aplicação de conceitos de sustentabilidade na habitação popular é uma grande conquista da comunidade de Paraisópolis dentro do Plano de Urbanização. Moradores e lideranças contribuíram ativamente para o desenvolvimento de um conjunto de ações que levassem em conta o cuidado com a preservação do meio ambiente e a economia de recursos tanto para a construção quanto manutenção futura destas moradias por seus ocupantes”, comenta Gilson Rodrigues, presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis.

- Publicidade -

A construção do protótipo foi idealizada pela LCP Engenharia & Construções em parceria com o escritório Elito Arquitetos Associados, autor do projeto do condomínio vertical em Paraisópolis – integrante do Programa de Urbanização de Favelas da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). Também participam da iniciativa o escritório de análise de ciclo de vida dos materiais Quanta Stúdio Consultoria Ambiental e Green Design Consultoria Sustentável, responsável pela análise de atendimento aos critérios das certificações socioambientais.

- Publicidade -