- Publicidade -

Conheça 4 iniciativas de voluntariado que você pode adotar

No Dia Nacional do Voluntariado, destacamos alguns exemplos de voluntariado que ganharam adesão de grupos de diversos países.

No dia 28 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado. A data é celebrada desde 1985, quando foi instituída pela Lei nº 7.352, pelo então presidente José Sarney. Destacamos abaixo alguns exemplos de voluntariado que ganharam adesão de grupos de diversos países.

- Publicidade -

Ensine a pedalar

Quem está acostumado a andar de bicicleta desde a infância pode se admirar com a quantidade de pessoas adultas que nunca aprenderam a pedalar. Há também aquelas que estão acostumadas a utilizar o modal apenas para o lazer, e têm receio de encarar os conturbados centros urbanos. Para auxiliar essas pessoas, um grupo de ciclistas experientes criou o Bike Anjo.

Por meio do projeto, são oferecidas dicas, informações e acompanhamento. O serviço é disponibilizado gratuitamente e feito para dar segurança aos novos ciclistas que desejam perder o medo de pedalar na cidade, e, quem sabe, adotar a bicicleta como meio de transporte.

Criada em São Paulo, a iniciativa chamou atenção de pessoas de outras cidades e até de outros países. Já são mais de duas centenas de voluntários em 36 cidades brasileiras. A iniciativa pode ser implementada no seu bairro. Conheça o projeto Bike Anjo

- Publicidade -

Bike Anjo/Divulgação

Conserte objetos

- Publicidade -

Há sempre um amigo, parente ou conhecido que possui habilidades para consertar tudo o que vê pela frente. Foi refletindo sobre essa questão que a jornalista Martine Postma criou o Repair Café, em Amsterdã, na Holanda. O grupo de voluntários se reúne para consertar objetos, tomar café e compartilhar experiências.

Parece ser uma ideia longe da realidade? Pois um grupo na baixada santista, em São Paulo, resolveu testar o projeto. A iniciativa é da Agência Nacional de Desenvolvimento Eco-social (ANDES), que segue o modelo holandês e já promoveu até uma edição especial só de conserto de brinquedos.

Além de oferecer um trabalho gratuito, o bacana do projeto é que ele estimula, principalmente, a reutilização de objetos que seriam descartados. Para conhecer mais o Café Reparos, clique aqui

Café Conserto/Divulgação

Ajude a construir residências

A ONG TETO reúne jovens de todos os lugares do mundo na construção de casas emergenciais para famílias carentes. O módulo pré-fabricado de 18 metros quadrados é construído em dois dias pelos jovens voluntários e as famílias da comunidade. Com início no Chile, a organização já atua em 19 países, inclusive no Brasil.

Para ajudar na construção de unidades habitacionais, basta se inscrever no site como voluntário. Há diversos processos, antes e depois da edificação. Clique aqui para saber mais.

Sirva refeições grátis

Uma iniciativa de reaproveitamento de alimentos na Alemanha inspirou o surgimento do projeto francês Disco Soupe. Trata-se de um movimento que recolhe os ingredientes no fim das feiras livres e de doações para preparar almoços gratuitos para a população.

Quinze cidades francesas já aderiram à proposta. É uma ideia simples e fácil de ser implementada. Chame os amigos cozinheiros e ajude a combater o desperdício na sua comunidade. Saiba mais sobre o Disco Soupe

Disco Soupe/Divulgação

Entre na corrente do bem

Aplicar iniciativas voluntárias pode não ser tão difícil quanto parece – além de ajudar uma determinada comunidade, você exerce a cidadania e dedica-se a atividades que em troca lhe trarão orgulho e satisfação.

Marcia Sousa – Redação CicloVivo