Foi com o objetivo de agroflorestar espaços públicos da cidade de São Paulo que nasceu o movimento Agrofloresta São Paulo. Com parte do projeto, desde agosto o grupo tem desenvolvido cursos de formação em agrofloresta sintrópica em praças públicas por valores acessíveis. A ideia é regenerar o solo urbano aproximando as pessoas da produção do próprio alimento e contribuir para o processo de arborização da cidade por meio do plantio de árvores nativas.

Já foram realizados quatro cursos ministrados pelos permacultores Bento Cruz, Namastê Messerschmidt e Karin Hanzi, envolvendo mais de duzentas pessoas em mutirões coletivos, onde foram plantadas inúmeras espécies nativas. Veja abaixo:

Neste mês de novembro vão acontecer mais dois cursos de formação, dessa vez na Praça Victor Civita.

O que é Agrofloresta Sintrópica?

A Agrofloresta Sintrópica (ou Agricultura Sintrópica) é um conjunto de princípios e técnicas que integram em uma mesma área, a produção de hortaliças, frutas e madeira nobre. A Agrofloresta Sintrópica é a prova da generosidade da terra, pois é capaz de curar um solo degradado, praticamente sem vida, e transformá-lo em uma floresta que produz alimentos de forma eficiente e otimizada.

Quem é Bento Cruz?

O permacultor Bento Cruz é discípulo de mestre Tupinambá, permacultor indígena, pioneiro em Agrofloresta ao lado do suíço Ernst Gotsch. Ele tem percorrido o Brasil, auxiliando as pessoas que querem deixar as cidades para morar de forma sustentável na roça, produzindo e vendendo alimentos sem agrotóxicos. A Agrofloresta é um dos caminhos mais viáveis, pois começa a produzir alimentos já no segundo mês.

Quem é Karin Hanzi?

Karin é engenheira, filha da Marsha Hanzi que trouxe a Permacultura para o Brasil. Trabalhou na Fazenda da Toca (GPA – Grupo Pão de Açúcar) com o mestre e fundador do movimento de agrofloresta no Brasil Ernst Gotsch e é fundadora do Epicentro Dalva, um centro de regeneração da vida e de formação de pessoas para gerar Sistemas Agroflorestais com foco na produção de alimentos.

Curso de Agrofloresta Sintrópica

8, 9 e 10 de novembro de 2019 com Karin Hanzi

23 e 24 de novembro de 2019 com Bento Cruz

Valor: R$100,00 cada curso (não inclui refeições e conta com um café da manhã comunitário).

Inscrições: Whatsapp: (11) 9.56023151 – Falar com Aline

Instagram: @agroflorestasp