A maioria dos projetos e empreendimentos socioambientais falham não pela falta de paixão e dedicação, mas pela exaustão causada pela falta de planejamento ou contexto para tomada de decisões. Já pensou que ao invés de estabelecer uma meta e adaptar ou sacrificar seu estilo de vida para atingi-la, você pode estabelecer a qualidade de vida que quer e trabalhar para que suas metas possam apoiá-las? A articulação e construção de um Contexto Holístico para tomada de decisão é uma ferramenta poderosa que nos permite fazer exatamente isso.

Foi pensando em aprimorar suas metodologias de planejamento e gestão que a Escola de Permacultura, em parceria com a Holos Regenerative Design, da Austrália, traz novamente para o Brasil o mestre Eurico Vianna para ministrar o Curso de Agricultural Regenerativa, que acontece de 20 a 29 de maio, na Serra da Mantiqueira, em Baependi, sul de Minas Gerais.

O objetivo principal do curso é compartilhar a Tomada de Decisão Holística e a Escala de Permanência da Linha Chave com produtores rurais, moradores de ecovilas e empreendedores socioambientais. Essas abordagens garantem que a produtividade, a qualidade de vida e a segurança ecológica andem juntas, seja em projetos, comunidades, empreendimentos rurais ou empresas.

Conteúdo e Abordagem

1) Tomada de Decisão Holística para Agricultura Familiar e Empreendedores Socioambientais

O curso ensina a Tomada de Decisão Holística, parte integrante do Gerenciamento Holístico (GH), plataforma de desenho regenerativo criada pelo ecologista e produtor rural Allan Savory. O GH foi inicialmente desenvolvido com o objetivo de ajudar os produtores rurais a combater os processos de desertificação causados por problemas de gerenciamento, e é atualmente usada por ONGs, departamentos governamentais e empresas ambientalmente responsáveis no mundo todo.

A Tomada de Decisão Holística, módulo do curso de Agricultura Regenerativa trazido pela Escola de Permacultura, permite que seus adeptos façam escolhas financeiramente viáveis, ambientalmente regenerativas e socialmente justas à partir de um contexto pessoal específico que não sacrifica a qualidade de vida dos envolvidos.

Eurico ensinando seus alunos no curso de Agricultura Regenerativa em 2018 | Foto: Escola de Permacultura

2) Planejamento de Propriedades com a Escala de Permanência da Linha Chave

O conceito de planejamento de fazendas usando a Linha Chave (Keyline) foi criado pelo australiano P.A. Yeomans (1904-1984) e se trata de um sistema de planejamento que visa a redistribuição do fluxo de água da chuva e açudes pela topografia do terreno, a recuperação do solo e a proteção contra secas e queimadas. A Escala de Permanência da Linha Chave, que também influenciou a metodologia de design da Permacultura, é composta por 10 áreas, organizadas por ordem de prioridade na recuperação e desenvolvimento da propriedade levando à uma situação de permanência.

Formato – As aulas serão ministradas combinando teoria (aulas explanatórias) e prática (exercícios de desenho em grupo).

Eurico Vianna ministrando o curso de Agricultura Regenerativa em 2018 | Foto: Escola de Permacultura

Clique aqui para acessar todas as informações do curso.

Sobre Eurico Vianna

Eurico Vianna é doutor em desenvolvimento comunitário, educador e consultor em design regenerativo. Atualmente Eurico trabalha como educador e consultor na Austrália onde está montando um site demonstrativo para práticas regenerativas. Eurico é autor e diretor educacional na Holos Regenerative Design onde adota uma abordagem interdisciplinar para ensinar/desenvolver a melhor ferramenta para cada contexto de projeto ou curso. No Brasil, Eurico produz, escreve e apresenta o Podcast Impacto Positivo, uma plataforma multimídia para veiculação de ideias, ações, pessoas e projetos envolvidos na regeneração do planeta.

Tour Gerenciamento Holístico 2019

Eurico e o educador australiano, Graeme Hand, farão uma turnê pelo Brasil realizando cursos e consultorias nos meses de junho e julho deste ano.

Graeme tem mais de 20 anos de experiência como consultor em Gerenciamento Holístico de propriedades rurais. Com uma abordagem acessível, Graeme ensina como aumentar a produtividade e a qualidade de vida enquanto usamos a pecuária para restaurar áreas degradadas.

Esta metodologia traz contribuições importantes para a alfabetização ecológica daqueles que se propõem a trabalhar com a agricultura e a pecuária de forma regenerativa.

O Gerenciamento Holístico já conta com mais de 5 mil proprietários e gestores, que juntos, já manejam quase 9 milhões de hectares de terra.

Clique aqui para conferir toda a programação do tour. Caso tenha interesse em receber um curso ou consultoria na sua propriedade, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.