Em Patos de Minas, município de Minas Gerais, está fazendo sucesso uma horta comunitária. Instalada em uma esquina do bairro Jardim Esperança I, a plantação está alimentando famílias de baixa renda com produtos frescos e sem agrotóxicos.

A medida combate o que muito se vê em áreas carentes: o deserto alimentar. Isto é, os lugares com difícil acesso a alimentos nutritivos.

Segundo a prefeitura, o objetivo é estimular a educação alimentar e ambiental entre os participantes. “O incentivo é para produção agroecológica de verduras, legumes e frutas”, afirma a gestão em comunicado.

Mas, esta não é uma horta isolada. Pelo contrário, ela integra o Programa Municipal de Hortas Comunitárias em Patos de Minas. Ainda de acordo com a gestão, durante 2019, nove hortas foram estruturadas, sendo algumas delas em escolas e centros municipais de educação infantil.

Além disso, a horta ocupa um espaço público ocioso do bairro, que do contrário poderia virar área de descarte irregular de lixo. Ocupar os terrenos baldios com áreas verdes só traz benefícios – inclusive para a saúde mental. A própria prática de cuidar da horta é uma terapia e um ótimo meio de socialização entre vizinhos.