Essa planta ornamental é velha conhecida de todos, e um tanto diferente das outras plantas que conhecemos. Isso porque a samambaia se reproduz por esporos, que ficam na parte de baixo das folhas. Ou seja, é uma planta sem flor que ainda sim encanta pela beleza e pela facilidade de cultivo.

A samambaia é típica de climas tropicais, e existe uma variedade delas! Por exemplo, temos a samambaia amazonas (Polypodium decumanum), a samambaia americana ou samambaia havaina (Nephrolepis exaltata), a samambaia de metro (Polypodium subauriculatum), a renda francesa (Rumohra adiantiformis), a samambaia paulistinha (Nephrolepis pectinata), a samambaia chorona (Schellolepis persicifolia), a samambaia Jamaica (Phymatosorus scolopendria) e a samambaia crespa (Ceratopteris thalictroides), entre outras.

Elas podem ornamentar sua varanda, podem ficar presas à suas árvores, podem ser cultivadas em vasos, podem ser uma ótima opção para decorar o interior de sua casa. Existem várias possibilidades quando se trata da samambaia, então você provavelmente vai conseguir encaixar a sua em algum local especial.

Como plantar samambaia orgânica

Para ter essa planta no seu jardim, é só seguir algumas recomendações sobre as melhores condições para seu cultivo e finalmente saber como plantar samambaia.

Clima

A samambaia é de clima tropical e as melhores temperaturas para seu bom desenvolvimento ficam na faixa de 15 a 21ºC. Ela não tolera frio.

Luminosidade

Foto: iStock

A samambaia é uma planta que prefere locais sombreados. Você pode deixá-la perto de janelas, debaixo de árvores, na varanda, desde que ela não receba luz solar direta nem fique muito tempo pegando sol.

Solo e plantio

O solo deve ser rico em matéria orgânica, como o solo encontrado em florestas.

O primeiro passo para o plantio é escolher um bom vaso. É preciso escolher um vaso que tenha a capacidade de manter a umidade, então prefira os de plástico ao invés dos vasos de barro (esses não mantêm a umidade). Caso você acabe plantando em um vaso não ideal, mantenha sempre a atenção nesse fator.

Coloque pedras no vaso para ajudar na drenagem. Depois, coloque solo ou substrato e por fim coloque sua muda. Para plantar a samambaia a partir de outra planta já adulta, corte o sistema radicular, de modo que fique pelo menos 2 brotos em cada parte. Irrigue logo em seguida.

De acordo com o especialista em agricultura orgânica Thiago Tadeu Campos, para plantar a samambaia a partir do esporo, retire uma folha com esporos (que irão aparecer durante a primavera e o verão) e coloque em um saco de papel. Quando os esporos secarem, eles irão cair no saco. Assim, você os coloca em um vaso pequeno já preparado. Regue. Como é importante oferecer muita umidade, você deve colocar esse vaso dentro de um saco plástico transparente, e fechá-lo. Com 2,5 cm de altura, elas podem ser colocadas em vasos maiores e, ao atingir aproximadamente 5 cm, serem separadas para compor vasos individuais.

Irrigação

A samambaia precisa estar sempre úmida. Faça a irrigação pensando nisso, e, claro, evitando deixar o solo encharcado.

Replantio

Se o vaso que você plantou inicialmente estiver pequeno para sua samambaia, retire-a com cuidado e coloque em um vaso maior, já preparado para o replantio. Evite ficar mudando muito de lugar, pois ela se estressa com essa mudança.

Você também pode separar os brotos, se ela estiver muito grande, e fazer diversas mudas.

Como cuidar

dark light tone of Ferns are growing in black pots on wooden

Para que ela fique sempre bem vistosa, é importante fazer a correta adubação orgânica. Essa adubação deve ser feita principalmente na primavera e outono, que é quando ela está na fase de crescimento ativo. Isso só deve ser feito após seis meses de plantio. A samambaia exige muito cálcio, então faça ou compre um adubo orgânico com esse elemento em destaque, que pode ser a partir de farinha de ossos, cascas de ovos ou torta de mamona.

Outro cuidado especial é lembrar que ela precisa de bastante umidade e, para isso, você pode colocar um recipiente com água perto dela desde que não entre em contato com o vaso, ou borrifar água nas folhas ou até mesmo colocar um umidificador perto dela.

Você sabe como podar samambaia? É simplesmente fazer o corte das folhas mortas ou danificadas, para que ela volte a crescer vistosa.

Na ocorrência de fungos nas folhas, você pode aplicar calda bordalesa. Caso apareça cochonilhas, você pode aplicar óleo de Neem. Escolha sempre um método orgânico para controle de pragas e doenças, e no caso de não ser possível, as alternativas menos nocivas ao ambiente.

Faça seu jardim em casa

Você deve ter pensado já em ter um jardim em sua casa. Isso traz muitos benefícios para a saúde e você pratica uma nova atividade.

Ao planejar seu jardim, que tal pensar na samambaia? Ela pode ser uma boa planta para manter a beleza do cultivo, e, como você viu, é muito fácil de se cultivar.