Ícone do site

Centro de saúde em Itajaí ganha horta terapêutica

Espaço oferece alternativas terapêuticas para quem deseja ou precisa ir além da medicação tradicional

Published 13/03/2024
Horta Terapeutica itajai

Foto: Marcos Porto

Boldo, hortelã, capim-limão. Estas são algumas das ervas que agora podem ser colhidas no Centro de Práticas Integrativas e Complementares de Itajaí, mais conhecido pela sigla Cepics, em Santa Catarina. A horta terapêutica integra as formas alternativas de buscar a saúde para o corpo e para a mente.

Inaugurada na última sexta-feira (8), a horta tem até lema: “plante, cuide, colha e se beneficie”. Segundo a prefeitura, a iniciativa tem como finalidade oferecer aos pacientes que frequentam a unidade mais uma opção de cultivo e acesso às plantas medicinais, alimentícias e fitoterápicos – alternativas terapêuticas para quem deseja ou precisa ir além da medicação tradicional.

O uso de plantas medicinais resguarda saberes tradicionais que são repassados a cada geração. | Foto: Marcos Porto

O uso de plantas medicinais resguarda saberes tradicionais que são repassados a cada geração. Em suas folhas, flores e óleos estão princípios usados há séculos para a cura de diversas doenças. A riqueza das propriedades farmacêuticas em espécies vegetais vem sendo cada vez mais reconhecida pelo sistema de saúde nacional, assim como tratamentos terapêuticos.

Plante, cuide, colha e se beneficie é o lema da horta. | Foto: Marcos Porto

​​As práticas integrativas geralmente são recomendadas pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme o diagnóstico do paciente. Os centros de práticas integrativas auxiliam no tratamento convencional e também atuam na prevenção, podendo ser aplicadas para tratar problemas como hipertensão, depressão, ansiedade e dores crônicas.

Todas as plantas do espaço são reconhecidas pelo Ministério da Saúde na lista de Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde. | Foto: Marcos Porto

No Centro de Práticas Integrativas e Complementares de Itajaí, de acordo com a Secretaria de Saúde, as práticas mais procuradas são yogaterapia, acupuntura e homeopatia. A unidade oferece ainda ventosaterapia, auriculoterapia, terapia comunitária integrativa, yogaterapia, reiki, aromaterapia, fitoterapia, reflexologia, quick massagem, do-in, dança circular, moxabustão, tai-chi, ozonioterapia, meditação e musicoterapia.

Horta Terapêutica em Itajaí

​​A horta terapêutica do Cepics possui plantas como açafrão da terra, boldo, hortelã, capim-limão, erva-baladeira, melissa-cidreira, poejo, alecrim, maracujá, cidró, babosa, citronela, funcho, erva-cidreira-brasileira, guaco, cavalinha e capuchinha. Ela será cuidada por pacientes e servidores do município.

Todas as plantas do espaço são reconhecidas pelo Ministério da Saúde na lista de Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde (Renisus).

Foto: Marcos Porto

Esta é a quarta horta do tipo no município, que já conta com a Horta Medicinal Dalva Sofia Schuch, localizada na Univali (Universidade do Vale do Itajaí); o Horto Municipal, que atualmente atende as UBS de Itajaí; e a Horta Piloto, instalada na UBS Costa Cavalcante. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa Farmácia Viva, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Obras e a Univali.

Foto: Marcos Porto
Foto: Marcos Porto
Sair da versão mobile