- Publicidade -

7 frutas que devemos plantar na primavera

Colher fruta do pé é uma delícia e algumas espécies devem ser plantadas nesta época do ano

frutas primavera
Foto: Henry & Co. | Unsplash
- Publicidade -

Por Portal Vida Livre

A primavera inspira uma rotina ao ar livre e o interesse pelo contato com a natureza aumenta. Nesta época do ano, plantar e observar o ciclo natural de hortaliças e frutas que crescem no quintal ou em vasos é uma verdadeira terapia.

Na primavera, podemos plantar quase tudo, mas existem algumas culturas que são especialmente favorecidas nesta estação. Antes de decidir sobre o que cultivar, é importante saber quais são as espécies mais propícias ao clima da primavera para termos um aproveitamento melhor, e não desperdiçar sementes.

Frutas para plantar na primavera

- Publicidade -

As frutas são ótimas opções do que plantar na primavera. E, assim como as hortaliças, não são tão complicadas de serem cultivadas, basta prestar atenção no clima, solo e na forma de irrigação.

Seguem 7 frutas que podemos plantar na primavera, com as dicas de como fazer isso!
Foto: Unsplash

Melancia

Como já dá para imaginar devido ao tamanho da melancia, para cultivar esse produto em casa é necessário ter espaço. Então, a primeira coisa para quem deseja plantar essa fruta é separar um espaço para que ela possa se desenvolver.

Pode parecer estranho, mas é possível plantá-las em vaso, entretanto, precisam ter de 18 a 20 litros. Prestar atenção na temperatura é outro passo para que a fruta cresça saudável. Melancia não gosta de clima frio, a temperatura ideal para o seu plantio e desenvolvimento é de 23 a 28ºC.

Passo a passo: 1º escolha um vaso e fure a parte inferior para acontecer a drenagem; 2º adicione a terra; 3º adicione as semente; 4º; regue e fertilize a terra – esse processo é crucial, pois ao cresce a melancia vai retirar todos os nutrientes disponíveis do recipiente.

Foto: Pixabay

Maracujá

Existem três formas para plantar maracujá: a partir de sementes, por estacas e por meio de transplante de mudas de plantas de maracujá, vai de você escolher o melhor jeito. O que é importante saber é que de todas as formas vai ser possível cultivar em casa e em um vaso.

Passo a passo semente: 1º recolha as sementes frescas do fruto, lave-as e deixe secar; 2º adicione a terra e em seguida as sementes. Cubra com uma pequena camada de substrato; 3º borrife água todas as vezes que a terra secar.

Passo a passo estacas: 1º pegue três gomos de uma planta madura e saudável; 2º planta a estaca em um vaso e adicione um tutor para auxiliar no crescimento; 3º regue quantas vezes forem necessárias.

Passo a passo transplante de muda: 1º transplante a muda para um burraco no solo; 2º preencha com terra de uma forma que o maracujá fique seguro e protegido; 3º regue e espere que ele se desenvolva.

 

Foto: iStock

Mamão

O mamão é mais uma das plantas que podem ser cultivadas em casa e, o melhor, dentro de um vaso. Contudo, é necessário escolher um espaço com 100 litros e com boa adubação.

Seu plantio diretamente no solo consciente na colocação das sementes a 1,5 cm de profundidade e com distâncias de 5 cm. 

Passo a passo: 1º espaçamento do solo; 2º adubação – dê preferência para a orgânica, dessa forma o produto fica mais saudável; 3º irrigação – o mamoeiro é uma planta que precisa de muita água, por essa razão é preciso irrigar as mudas pelo menos duas vezes por dia sem encharcar a terra.

Foto: iStockphoto by GettyImages

Morango

O morango pode ser plantado a partir das sementes que ficam ao redor da fruta. Contudo, a opção mais certeira são os orgânicos, os que são vendidos em supermercados muitas vezes acabam não brotando pelo fato de serem híbridos.

Independente da forma que escolher plantar o morango, é preciso se atentar a irrigação, que deve ser feita pelo menos uma vez por dia, e a luminosidade, são plantas que precisam passar algumas horas do dia em iluminação solar direta.

Passo a passo: 1º escolha o suporte necessário – o morango se adapta a vários suportes; 2º adicione o substrato; 3º coloque as sementes no substrato e complemente com terra; 4º vá molhando a planta durante a semana. 

Foto: iStock

Jabuticaba

Existem mais de 40 tipos de espécie de jabuticaba, mas, em geral, a forma para cultivá-las são iguais. Entretanto, se atente a alguns pontos como o solo que deve ser úmido e fértil e com PH entre 6,5 e 7,0. A temperatura precisa pegar bastante luz natural.

Passo a passo: 1º escolha um vaso que deve ter dimensões de 60x60x60; 2º adicione as sementes a 10 cm acima do nível do solo; 3º mantenha o espaçamento de 6 a 7 m na linha e 8 a 10 m na entrelinha; 4º irrigue a planta – escolha entre o começo da manhã e o final da tarde.

Foto: Arquivo Pessoal Revoluindo

Tangerina

Por se tratar de uma planta cítrica é necessário escolher bem o local em que ela vai ficar porque a temperatura faz toda a diferença na hora do seu desenvolvimento. O clima precisa estar entre 23ºC e 32ºC.

Existem duas formas de plantar tangerina a partir de uma muda ou da semente da fruta – nesse caso é preciso deixar que ela seque por algumas horas no sol.

Passo a passo: 1º prepare a muda e a acomode embaixo da terra, mais ou menos 2 dedos de profundidade; 2º regue a planta – esse processo deve ser realizado pelo menos duas vezes por semana. A terra precisa ficar úmida.

Foto: Courtney Boydston | Flickr

Abacaxi

O abacaxi é aquele tipo de planta que pode ser plantado tanto em um vaso como na garrafa pet e o solo ideal é aquele com 30% de adubo e 70% de terra e com necessidade de ser regado todo dia pela manhã. Quanto à luminosidade, é necessário que fique a meia sombra.

Passo a passo: 1º corte a coroa do abacaxi e coloque-a em um copo com água; 2º para evitar fungos, é necessário que troque a água uma vez por dia; 3º espere que as raízes aparecerem, quando isso acontecer, transfira a coroa para um vaso com 30% de adubo e 70% de terra; 4º regue uma vez por dia.

- Publicidade -
Sair da versão mobile