Quadrilhas, bebidas quentes e mesa farta. Os amantes das festas de São João estão sofrendo em casa com o cancelamento da folia nas ruas e igrejas. É certo que não dá para reproduzir toda a alegria e calor humano proporcionado em tais festividades, mas é possível fazer um esforço para não deixar a data passar em branco.

Abaixo, separamos algumas dicas de receitas e decoração para você fazer sua própria festa junina.

As receitas de canjica com paçoca, bolo de milho e curau são do Divino Fogão. Já o quentão é ensinado pelos restaurantes da Água Doce. O docinho de milho é de Gabi Lodewijks.

Canjica com paçoca

Ingredientes:
2 xícaras de chá de milho para canjica
1 litro de água
4 xícaras de chá de leite integral
1 lata ou caixinha de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
2 paus de canela
5 cravos da Índia
10 paçocas

Modo de preparo:

Na panela de pressão, coloque a canjica e a água, tampe a panela e coloque no fogo. Assim que pegar pressão, conte 40 minutos, abrindo a panela a cada 20 minutos, para verificar se precisa colocar mais água. Depois de cozida a canjica, abra a panela, escorra a água. Coloque os demais ingredientes e deixe apurar, desligue e misture a paçoca. Coloque em tacinhas e decore com amendoim.

Bolo de milho

Ingredientes:

1 lata de milho
Leite (use a mesma quantidade da lata)
Açúcar (use a mesma quantidade da lata)
Milho Flocão (use a mesma quantidade da lata)
Óleo de soja (use 1/2 lata de milho)
4 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o milho, o leite, o açúcar, o milho flocão, o óleo e os ovos. Bata bem, até virar um creme. Acrescente o fermento em pó e coloque no modo “pulsar” por três vezes, somente para misturar o fermento. Despeje em uma forma untada com margarina e farinha de trigo. Coloque para assar em forno médio, por aproximadamente 40 minutos, até ficar dourado. Espere esfriar e sirva.

Tempo de preparo: 55 minutos.

Curau

Ingredientes:
2 ½ latas escorridas de milho verde
2 xícaras de leite integral
200ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
Canela em pau a gosto
Canela em pó a gosto

Modo de preparo:

O primeiro passo é bater o milho e o leite no liquidificador por 3 minutos. Depois disso, passe a mistura por uma peneira e coe. O bagaço pode ser usado em bolos. Misturar o creme batido e o leite de coco. Levar ao fogo, adicione o leite condensado e a margarina. Após ferver, mexer por uns 20 minutos sem parar em fogo baixo para não queimar. Deixar amornar. Colocar em uma travessa, decorar com a canela e servir.

Quentão

festa junina em casa
Foto: Bruno Marconato

Ingredientes:
1 xícara de açúcar refinado
50g de gengibre cortado em rodelas
10g de cravo da Índia
10g de canela em pau
Casca de 1 limão siciliano
3 laranjas cortadas em rodelas
250ml de água
150 ml de cachaça neutra
150g de chocolate em gotas
2 anis estrelados

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque o açúcar e deixe dar uma leve caramelizada. Acrescente o gengibre, o cravo, a canela, as cascas de limão siciliano e as laranjas em rodelas, deixe apurar o aroma. Coloque a água e deixe ferver. Em seguida, adicione a cachaça. Coe o líquido, volte para a panela e, por último, acrescente o chocolate em gotas. Deixe ferver por alguns minutos. Decore com cascas de limão, cravo, canela e o anis estrelado.

Tempo de preparo: 40 minutos.

Beijinho fit

doce junino
Foto: Reprodução | MF Press Global

Ingredientes:

1 lata de milho verde
100 gr de coco ralado sem açúcar
2 medidas leite em pó
1 colher (sopa) açúcar mascavo

Modo de preparo

Bata o milho no liquidificador sem o líquido. Em uma panelinha coloque o milho batido, adicione o leite em pó e mexa aos poucos para formar uma pasta mais consistente. Aos poucos adicione o coco ralado e mexe para não queimar.

Quando começar a soltar da panela, desligue e faça as bolinhas, passando no coco ralado, ou sirva em potinhos para comer de colher.

Decoração

Para decorar sua mesa, use tecidos com estampas em xadrez ou de chita. Caso não tenha, pegue retalhos de tecidos e faça você mesmo.

Outra coisa que certamente não pode faltar são as bandeirinhas. Ao invés de utilizar os papéis de seda, prefira revistas velhas. Fica colorido e bonito.

Prender retalhos de tecidos estampados em barbantes ou sisal, usando pregadores de roupa coloridos, também é uma alternativa.

Use a criatividade e, além das bandeirinhas, corte pequenos balões e flores.

Tudo que tiver palha, madeira e vime também é bem-vindo na decoração da festa junina.

Anis estrelado também dão uma charme especial na mesa.

Foto: iStock

Arremate todo esse trabalho com uma mesa farta de comidas típicas.

Comidas que não podem faltar: amendoim, milho verde, paçoca, canjica, arroz-doce, pé-de-moleque, pipoca, quentão e vinho quente.

Se por alguma restrição de saúde você não puder ingerir os doces tradicionais, confira aqui receitas saudáveis para festas juninas.