A menos de um mês para a Páscoa muitas pessoas já buscam uma decoração especial para deixar a casa mais bonita no feriado mais doce do ano. Apesar de ser uma festa religiosa, nem mesmo os ateus querem ficar de fora da comemoração.

Entre os itens indispensáveis para compor a mesa, estão o coelho, os ovos, a cenoura e, claro, o chocolate. Veja abaixo algumas dicas para montar sua própria decoração sem gastar muito.

Decore ovos

Um das ideias mais básicas e fáceis de serem colocadas em prática é fazer um desenho artístico. O primeiro passo é esvaziar os ovos (aproveite para fazer omelete, bolos, só não vale desperdiçar) fazendo um furo bem pequeno com um alfinete em suas duas extremidades. Lave as cascas e deixe secá-los por algumas horas.

É preciso secá-los também externamente, para isso, deixe-os no forno de 40 a 50 minutos em temperatura baixa, que não danificará a casca. Deixe eles esfriarem na temperatura ambiente.

As técnicas de pintura podem ser variadas: mesclando tinturas, usando corante para alimentos. Uma ideia interessante é colar um adesivo de um desenho que você goste, pintar o ovo e retirar o adesivo depois de seco. Use também glitter e fitas de cetim para decorá-los.

Para alguns, pintar ovos é, realmente, uma arte. Abaixo, algumas opções inspiradoras:


Crédito da imagem: Pixabay


Crédito da imagem: WikimediaCommons

Crédito da imagem: Jan Kamenicek/cc


Crédito da imagem: Praktyczny Przewodnik/Flickr

Tira de coelhos

Utilize feltro e fitas coloridas para fazer uma série de coelhos decorativos. A ideia é bem simples, mas o resultado é bastante interessante. Utilize um molde de papel, veja aqui, e use para recortar o feltro. Por fim, faça o focinho do coelho com tinta.

Faça vários coelhos de feltro e costure-os nas fitas. Veja o passo a passo completo aqui.


Crédito das imagens: Dana Made It

Mesa temática

Preocupe-se em caprichar nos detalhes quando montar sua decoração pascal. Veja o exemplo abaixo desenvolvido pelo blog “A to Zebra Celebrations”:

Preencha potes de alumínio (como de ervilha, leite condensado) com amêndoas coloridas, que se assemelham a pequenos ovos.

Também foram usados cupcakes sabor cenoura decoradas com as verduras em miniaturas. Já o coelho de vidro é uma peça da casa.

As cestas de coelho foram compradas no México, segundo a blogueira. Mas, que tal tentar fazer você mesmo? Utilize cartolina para fazer o cercado, a cabeça e as patas do coelho. Na “gola” do animal cole uma fita de cetim e, finalize, preenchendo com doces.


Crédito das imagens: A to Zebra Celebrations

Reaproveite também a caixa de ovos para fazer uma decoração para o ano inteiro, veja aqui.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.