- Publicidade -

Dia da Árvore: as melhores dicas para quem quer plantar

Separamos algumas matérias do CicloVivo, com dicas de especialistas para quem quer deixar o mundo mais verde – confira!

árvores Brasil
Foto: Freestocks | Unsplash

Em 21 de setembro, celebramos o Dia da Árvore. Nas cidades, as árvores garantem qualidade de vida para a população, ajudando a combater ilhas de calor, melhorando a qualidade do ar, absorvendo água das chuvas e oferecendo abrigo para as mais diversas formas de vida – das pessoas que descansam na sua sombra aos pássaros que encontram um lugar na “selva de pedra” entre folhas e troncos.

- Publicidade -

No campo, as árvores fornecem frutas e frutos, garantindo alimentação para pessoas e animais. Nas florestas, as árvores são protagonistas: quanto mais árvores, mais preservada é uma floresta e todos os benefícios que ela traz para o planeta.

regeneração natural assistida
Foto: HD Mídia e WRI Brasil

Além de todo o bem que a árvore traz para o ambiente onde ela está, plantar uma árvore é também uma atividade prazerosa, quase terapêutica. Ao plantar e observar a “nossa” árvore crescer, florescer e frutificar, nos reconectamos com a natureza e seus ciclos. Trazer mais verde para um mundo que precisa tanto de árvores é motivo de orgulho e inspiração!

Então, vamos plantar? Para ajudar nesta tarefa, separamos algumas matérias que já publicamos aqui no CicloVivo, com dicas de plantio, espécies e orientações de especialistas no assunto. Confira!

10 árvores da Mata Atlântica que podemos plantar

manacá da serra
Manacá da Serra. Foto: Flickr | Mauro Halpern

Conversamos com Nik Sabey, do Novas Árvores por Aí, que indicou espécies para plantio e falou a importância do plantar. Para ele, todo dia é dia de plantar árvores e cuidar bem das que já estão na terra, trazendo tantos benefícios para a gente e para o planeta. Nik está à frente do Novas Árvores por Aí desde 2012. Com o slogan “Verde não era, verde ficou”, a ideia é “reflorestar o mundo, começando com a aqui de casa, com o canteiro central, com a praça, com o parque. Uma por uma espalhando novas árvores por aí”.

- Publicidade -

Plantar uma árvore pede alguns cuidados, como a escolha das espécies corretas para cada clima e região. O ideal é pesquisar quais são as espécies nativas do bioma em que estamos. Se vamos reflorestar uma área, nada melhor do que ter como ponto de partida a floresta que já esteve no lugar, mesmo que há muito tempo atrás. Existem árvores incríveis da Mata Atlântica que são desconhecidas”, garante Nik.

PARA SABER MAIS, CLIQUE AQUI.

Como plantar árvores em calçadas e quintais

árvores em calçadas
Muitas espécies podem e devem ser plantadas em calçadas e quintais, basta seguir algumas recomendações. | Imagem: Manual de Arborização Urbana de Palmas

Estocar gás carbônico, liberar oxigênio, amenizar o calor das cidades, abrigar espécies animais. Seja em zonas urbanas ou rurais, as árvores desempenham diversos benefícios para o planeta Terra. Entretanto, reconhecer o papel fundamental das florestas e da arborização urbana não tem sido suficiente para barrar o desmatamento. Em contrapartida, o aumento da consciência sobre a importância das áreas verdes tem estimulado o plantio de árvores, sobretudo nas grandes cidades. Quem deseja se aliar à turma dos plantadores deve-se atentar a algumas questões que podem interferir no desenvolvimento da espécie.

- Publicidade -

A escolha correta do local, de acordo com o tipo de vegetação, é a premissa básica. É preciso levar em consideração, por exemplo, qual tamanho a espécie alcançará quando estiver adulta, se há rede elétrica ou outro tipo de interferência que dificulte seu crescimento. As raízes também precisam de espaço para que, futuramente, não causem danos às calçadas ou residências próximas.

PARA SABER MAIS, CLIQUE AQUI.

7 árvores para plantar em frente sua casa

como plantar árvores em calçadas
Caso de conflito entre copa e fiação de rede elétrica. | Foto: Luciana Pires | Secom Palmas

Muitos pontos devem ser levados em conta quando se decide plantar uma árvore em frente de casa. O porte da árvore para que não interfira na fiação elétrica, o tamanho das raízes para não quebrar calçadas e até o tráfego de pessoas no local são alguns itens essenciais que devem ser observados, para que se garanta o sucesso do plantio.

Também é importante garantir que a árvore tenha espaço suficiente para absorver água e nutrientes. Felizmente, muitas prefeituras hoje dispõem de planos de arborização urbana e os colocam a disposição da população para consultas. Antes de plantar uma árvore, vale consultar o site da prefeitura da sua cidade e checar as normas e sugestões.

PARA SABER MAIS, CLIQUE AQUI.

22 árvores que atraem pássaros

beija-flor
Plantas árvores nativas é uma maneira de atrair pássaros e proteger a biodiversidade. Foto: James Wainscoat | Unsplash

Se além de plantar uma árvore você ajudar a trazer os pássaros para perto, os benefícios são ainda maiores. Ouvir o canto dos pássaros é um santo remédio para a mente e para a alma. Na hora de escolher quais árvores plantar, opte por espécies nativas da sua região e atraia os pássaros locais. Muitas pessoas querem saber quais são as árvores que mais atraem pássaros quando pensam em plantar ou renovar o jardim. A resposta começa pela escolha de árvores nativas, que pela origem na região, vai naturalmente atrair os pássaros deste local.

Mas como o Brasil é um país enorme, não basta que as árvores sejam nativas do país, mas sim originarias daquele bioma. Assim, árvores do Cerrado, atraem pássaros do Cerrado e árvores da Mata Atlântica, atraem pássaros da Mata Atlântica. Não adianta plantar uma árvore da região dos Pampas no Nordeste. Os pássaros de lá, vão achar os frutos produzidos por esta árvore, um tanto “exóticos” e provavelmente não irão se alimentar deles. Plantar uma árvore do pantanal em um jardim da região Sudeste não vai fazer algum Tuiuiú aparecer.

PARA SABER MAIS, CLIQUE AQUI

8 árvores ideais para plantar em calçadas

árvores saúde vida
Foto: Mayra Rosa | CicloVivo

Plantar uma árvore na calçada é um ótimo jeito de contribuir para a manutenção ambiental da cidade e para a biodiversidade. No entanto, antes de escolher a muda, é preciso verificar alguns fatores essenciais. Entre os principais cuidados estão: o tipo de raiz, o porte da árvore, a origem e se a espécie é frutífera ou não. O ideal é que em passeios públicos não sejam usadas espécies com frutos pesados, que possam causar acidentes aos pedestres, e que não sejam tão grandes a ponto de bloquear a iluminação pública ou causar danos à calçada e aos fios de transmissão de energia.

De acordo com os manuais de arborização urbana, o ideal é de que em áreas com fiação convencional sejam usadas espécies de pequeno porte, cuja altura não seja superior a seis metros. Em locais com recuo predial de no mínimo três metros, com fiação ausente, protegida ou isolada, é possível usar espécies de porte médio, que chegam a 12 metros de altura, com diâmetro médio da copa em sete metros.

PARA SABER MAIS, CLIQUE AQUI.

Paisagista dá dicas sobre como plantar árvores

plantio
Foto: Facebook | Novas Árvores por Aí

Plantar árvores é necessário e prazeroso, algo que todos deveriam fazer ao menos uma vez na vida. Se fizer sempre, melhor ainda. Mas, precisamos seguir algumas dicas para dar tudo certo. Para ajudar quem quer plantar sua árvore, o arquiteto e paisagista Cezar Scarpato, a frente do escritório Scarpato Arquitetura Paisagística, reuniu diversas dicas e cuidados necessários para o momento do plantio.

“Além da poética por trás da ideia de que todos devemos plantar uma árvore, existe uma questão racional e fundamental de nossa própria existência – as árvores são responsáveis pela formação e manutenção de florestas e, consequentemente, pelos benefícios e condições à vida de uma série de outras espécies, incluindo a nossa”, destaca o paisagista.

PARA SABER MAIS, CLIQUE AQUI.