árvore Fortaleza
Foto: Rodrigo Carvalho | Prefeitura de Fortaleza
- Publicidade -

Plantar uma árvore em frente à casa, garantindo sombra, microclima mais ameno e até embelezando a residência. É o que a Prefeitura de Fortaleza está incentivando por meio do projeto “Árvore na Minha Calçada”, que doa mudas de árvores à população. 

Os benefícios de plantar árvores em espaços urbanos são infinitos. Contribuem para a melhoria da qualidade do ar, da sensação térmica, da saúde mental e do bem estar em geral da população.  

O objetivo de Fortaleza é ampliar a cobertura arbórea da cidade. Entretanto, a capital do Ceará encontrou nesta estratégia uma forma de criar aliados na promoção da arborização urbana. Isso porque além do simples plantio, a ideia é que os moradores se conectem às espécies verdes, tornando-se guardiões daquelas árvores.

- Publicidade -

“Cria um elo entre o morador, a planta e o próprio meio ambiente. Após o plantio, essa parceria torna-se essencial para que as mudas possam crescer devidamente. A gente ganha aliados na caminhada por um município ainda mais verde”, afirma Luciana Lobo, titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) de Fortaleza. 

O projeto “Árvore na Minha Calçada” já contabiliza mais de 10 mil mudas doadas. Por meio dele, a prefeitura disponibiliza 13 espécies de árvores nativas: Ipê amarelo, Ipê rosa, Pau-Brasil, Flamboyant, Catingueira, Pajeú, Jucá, Aroeira Pimenteira, Tamboril, Mulungu, Paineira com espinhos, Mutamba e Jenipapo.

Como participar

Os interessados no plantio de uma árvore podem entrar em contato por telefone (85) 3452.6910, pelo WhatsApp (85) 9 8814.3849 ou pelo e-mail [email protected], e fornecer nome, telefone para contato, endereço completo e fotos e vídeos do espaço que ganhará a muda, além de indicar o tipo de árvore escolhida.

segurança alimentar
Foto: Unsplash

Dessa forma, será marcada uma visita técnica da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente para verificar a viabilidade de plantio e da espécie para o local, seguindo o Manual de Arborização da Prefeitura de Fortaleza.

Plantio urbano

Promover a arborização urbana é uma atitude esperada de qualquer gestão conectada com a realidade. O plantio de árvores, como já foi demonstrado, é a forma mais barata de conter as mudanças climáticas, garantir água nas cidades, além de trazer grande retorno financeiro

Criar mais áreas verdes e ao mesmo tempo preservar as terras ainda intactas deveria ser o óbvio, mas não é. No Brasil, que bate recordes contínuos de desmatamento, ainda é preciso destacar iniciativas como esta de Fortaleza. 

rota dos ipês
Foto: Tony Oliveira | Agência Brasília

Além de estimular que os cidadãos plantem árvores, a gestão também lança ações de plantio comunitário. Exemplo disso é o “Super Plantio de Abril”, realizado na última quarta-feira (6), onde 1.300 árvores foram plantadas na cidade em apenas um dia. A meta é fechar o mês de abril com a soma de cinco mil novas árvores. 

Confira algumas boas razões para as cidades ampliarem a arborização urbana:

- Publicidade -