- Publicidade -

Como (e por que) cultivar musgo em seu jardim?

Muita gente acha que os musgos são “invasores”, mas na verdade eles trazem inúmeros benefícios para suas plantas e jardim

musgo jardim
Foto: Ice Tea | Unsplash

Nas florestas, especialmente em regiões mais úmidas, o musgo faz parte da paisagem. Este pequeno “tapete verde” cresce no solo, em troncos de árvores e até em algumas pedras. Nos jardins, muitas vezes ele é arrancado durante a “limpeza”. Mas, repensar esta prática pode ser uma boa opção.

- Publicidade -

Os musgos são plantas sem flores que produzem esporos em vez de sementes. Eles têm caules e folhas, mas não raízes verdadeiras. Em vez disso, eles têm pequenas estruturas semelhantes a “cabelos” conhecidas como rizóides. Alguns musgos sugam umidade e nutrientes por meio desses rizóides, enquanto outros absorvem água por meio de suas superfícies.

Também conhecidos como briófitas, os musgos estão no planeta há 450 milhões de anos – sobreviveram a mudanças climáticas extremas e hoje fazem parte de ecossistemas em todos os continentes. 

musgo
Foto: Maria Ionova | Unsplash

Com esta longa “história”, não é de se estranhar que musgos sobrevivam e sejam encontrados nos mais diversos ambientes e ecossistemas. Existem até algumas espécies que se propagam em desertos ou no frio intenso. E é justamente por esta enorme resiliência que estas pequenas plantas têm um papel importante no desenvolvimento de novos ecossistemas.

Os musgos são considerados espécies pioneiras – são os primeiros a se instalar em ambientes que passaram por algum evento negativo como desmatamento ou incêndios florestais. Seu papel é justamente estabilizar a superfície do solo e reter a água, melhorando as condições para que outras plantas possam crescer. Isso vale para florestas devastadas e para o seu jardim ou vaso.

- Publicidade -
musgo
Foto: Tobias Stonjeck | Unsplash

Os musgos equilibram a temperatura do solo e tem a capacidade de reter a água, funcionando como uma esponja. Ou seja, sua presença garante solos úmidos e com uma temperatura adequada para o crescimento de outras espécies da flora nativa.

Além disso, sua presença aumenta a biodiversidade e é importante para a presença de insetos. Como todas as plantas, os musgos também sequestram carbono e ajudam a limpar o ar e combater a poluição do ar.

Esteticamente estas pequenas plantas garantem ainda um visual com mais verde e vida para qualquer jardim ou vaso. Talvez por isso, os musgos sejam muito valorizados e usados na composição de terrários.

- Publicidade -
musgo terrario
Foto: Mamun Srizon | Unsplash

E então, acredita que cultivar musgos pode realmente trazer benefícios? Veja algumas dicas de como você pode fazer isso!

Musgo crescendo no chão

Como já foi dito, o musgo que cresce no chão garante a cobertura do solo, preservando sua umidade e temperatura. O único cuidado é retirar o musgo de áreas de passagens, porque ele pode se tornar escorregadio e causar quedas e acidentes. Fora isso, se o seu jardim produz musgo, deixe que ele cresça!

Caso o musgo esteja ocupando uma passagem ou um local onde você quer cultivar outras espécies, ao invés de arrancá-lo, retire o musgo com cuidado e replante onde você achar melhor. É fácil transplantar cuidadosamente pequenos pedaços de musgo com um pouco de solo abaixo deles, para um novo local.

musgo replantar
Foto: Mael Balland | Unsplash

A nova área deve ter uma superfície e úmida, de preferência com alguma matéria orgânica. Coloque a “placa” de musgo sobre esta superfície e pressione com cuidado para não prejudicar a planta. Depois de replantar, regue bem e deixe que a natureza faça o resto. Uma dica é escolher um local para replantar que tenha características semelhantes às do local original ou ainda tentar plantar em um vaso para ambientes internos.

musgo no vaso
Foto: Xie Yujie Nick | Unsplash

Cultivo de musgo em rochas ou outras superfícies

É possível cultivar musgo em diversas superfícies, desde solo, madeira e até rochas ou pedras. Você pode dar uma ajuda para que a planta se fixe nestes locais, colocando um pouco de matéria orgânica abaixo da placa de musgo com a terra junto das raízes.

musgo pedra
Foto: Aldo Hernandez | Unsplash

Algumas pessoas usam iogurte natural como uma “cola” em locais mais lisos, como pedras. Basta colocar uma pequena camada de iogurte e deixar a placa de musgo sobre ela – a planta deve se fixar e começar a crescer forte em poucas semanas.