urban jungle
Vídeo vai dar dicas de cultivo e espécias para uma verdadeira urban jungle. Foto: Katya Austin | Unsplash

As florestas urbanas, ou urban jungles, como ficaram popularmente conhecidas, são o tema do próximo episódio da série Diálogos, do Inhotim. O vídeo vai ao ar neste sábado (30), às 11h, nas redes sociais do Instituto.

O conceito de urban jungle é a tendência de levar as plantas a ambientes urbanos como casas e apartamentos. A nomenclatura surgiu por volta de 2013 em revistas de paisagismo e decoração, mas só apareceu oficialmente na literatura botânica a partir de 2016.

Durante a quarentena, especialmente, a presença de plantas nas residências tem proporcionado alento e contribuído para a saúde mental das pessoas que, por sua vez, têm repensado sua forma de lidar com os seres.

A conversa sobre o mundo verde será entre o curador botânico do Inhotim, Juliano Borin, e Samuel Gonçalves, professor de biologia, doutor em botânica e influenciador digital da página Um Botânico no Apartamento.

Ambos vão dar dicas de cultivo e falar sobre espécies que você pode ter em casa. O bate-papo também tem a participação de André Cavasini, sócio-proprietário da OrchidBrazil, fornecedora oficial das orquídeas Cattleya walkeriana do Instituto.

Os episódios de Diálogos e todas as séries do Inhotim são exibidos no YouTube, Facebook Instagram. 

Já no Google Arts and Culture você pode conferir as exposições on-line do Instituto.