campanha alunos sacola retornável
O uso da sacola retornável está entre os temas de campanhas criadas por alunos da rede estadual. Foto: Divulgação

Para ajudar a desenvolver o olhar crítico e a consciência de alunos da rede pública sobre o consumo e seus impactos, o Projeto Arte da Imagem – Caminhos do Consumo Consciente promoveu uma ação de criatividade e reflexão. Alunos de escolas estaduais de 12 municípios brasileiros criaram campanhas publicitárias para promover o consumo consciente em 2020.

Os estudantes usaram fotos e textos próprios e desenvolveram uma série de peças, com a orientação dos seus professores.  As campanhas foram divulgadas no site www.artedaimagem.com.br e duas melhores campanhas de cada cidade foram selecionadas por, uma por meio de votação popular no facebook e outra por uma comissão julgadora.

Nos dias 25 e 26 de novembro, professores de fotografia e linguagem publicitária monitoraram virtualmente a transformação das campanhas vencedoras em campanhas “profissionais” de utilidade pública sobre consumo consciente.

Na cidade de São Paulo foram envolvidos 29 educadores, previamente capacitados online, e mais de 1900 alunos. 

As campanhas selecionadas falaram sobre O Ciclo Sustentável do Café e o Uso da Sacola Retornável e foram idealizadas pelos alunos das escolas estaduais escolas estaduais Maria de Lourdes Aranha Assis Pacheco e Professor Eurípedes Simões de Paula,

De acordo com Allan de Amorim, coordenador de projetos da Horizonte, a iniciativa foi abraçada pelas Secretarias de Educação dos 12 municípios contemplados pelo Arte da Imagem. “O balanço dos resultados foi super positivo, ainda mais que tudo aconteceu durante uma pandemia, com alunos e professores em suas casas. A quantidade e qualidade de campanhas de utilidade pública que recebemos foi surpreendente”, conta.

A proposta surgiu para provocar os alunos a fazer uma atuação prática pelo consumo consciente, ensinar-lhes técnicas de fotografia para celular, conhecer a lógica da linguagem publicitária com fins de utilidade pública, discutir o significado dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e dar asas à criatividade.

A iniciativa do projeto Arte da Imagem – Caminhos do Consumo Consciente teve o patrocínio da Duratex, realização da Flamingo Comunicação e Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção da Horizonte Educação e Comunicação.