- Publicidade -

Aprenda a fazer uma luminária com cartolina e garrafa PET

Além de ser simples, esta ideia oferece nova utilidade a itens que seriam descartados após perderem seu uso original.

A dica que o CicloVivo dá hoje é para quem quer ter uma luminária legal, personalizada e feita com materiais reaproveitados. Além de ser simples, esta ideia oferece nova utilidade a itens que seriam descartados após perderem seu uso original.

- Publicidade -

Materiais necessários: um galão plástico de cinco litros, quatro espetos de madeira para churrasco, barbante ou elástico, tinta para pintar madeira, cartolina (pode ser colorida), papel contact colorido ou estampado, tarraxas, soquete e lâmpada.

Como fazer: O primeiro passo, como sempre, é a higienização dos materiais usados. Portanto, lave bem a garrafa PET que será usada na luminária, e deixe-a secar. Enquanto isso, pinte quatro palitos de churrasco com uma cor que combine com a estampa do papel contact ou com a cor da cartolina, caso ela já seja colorida.

Com os palitos secos, fixe-os em duplas pelas duas extremidades. Recorte o bico da garrafa a dois centímetros do gargalho e encaixe-o entre os palitos, conforme mostrado na galeria de imagens.

- Publicidade -

A cúpula deve ser feita com a cartolina. A medida indicada para o corte do papel é de 144 cm x 30 cm. Caso ela seja branca e você queira usar o papel contact para dar uma cor a mais, cole-o somente após ter recortado a cartolina. A circunferência deve ter como base o tamanho dos palitos, de modo que o papel fique bem justo em volta da “base”. Para garantir que ela fique bem fixa, utilize as tarraxas para prendê-la à madeira.

- Publicidade -

Para finalizar a luminária, basta colocar o soquete e a lâmpada. Por ser leve, ela pode ser pendurada diretamente pelo fio que leva energia à lâmpada.

Esta sugestão foi publicada originalmente no Blog Ohoh.

Redação CicloVivo