Existem diversas maneiras de criar uma luminária sustentável. O CicloVivo já deu dicas de modelos feitos com caixas de CD, latas, papel e muitos outros objetos. Inspirado em uma criação do estúdio espanhol de design enPieza, a sugestão de hoje consiste em reaproveitar canetas velhas.

Para colocar esta ideia em prática, o ideal é juntar muitas canetas do mesmo modelo. Sempre lembrando que, apesar de os designers do enPieza terem usado canetas novas, nós indicamos que as canetas já estejam fora de uso, para que assim voltem a ter alguma utilidade.

Os tipos de caneta que apresentam o resultado mais legal são aqueles que possuem a tampa colorida e o corpo transparente. Apesar de não ser um artesanato muito complexo, ele não é indicado para ser feito juntamente com crianças.

Materiais:

– Base para luminária (o ideal é que ela não venha com a cúpula, mas tenha um aro em que as canetas serão fixadas);

– Clips;

– Canetas esferográficas que não funcionam mais;

– Agulha;

– Alicate.

Como fazer:

A quantidade de canetas necessárias para esta decoração dependerá da circunferência da base para luminária. Com as canetas em mãos é preciso furá-las para que seja possível passar o clips que irá mantê-las presa ao aro.

Se todas as canetas estiverem com tampas, os furos podem ser feitos na tampa, conforme o modelo do estúdio espanhol. Caso alguma delas não tenha tampa, o ideal é planejar alguma maneira uniforme de trabalhar, alternando-as. No caso das canetas sem tampa, o furo pode ser feito no próprio corpo da caneta. Em todos os casos, é necessário esquentar uma agulha para que o furo no plástico seja feito com mais facilidade.

Depois de furar todas as canetas, use os clips para pendurá-las na estrutura fixa e a luminária estará pronta.

Redação CicloVivo

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.