turbina hidrocinetica
Fotos: Idénergie
- Publicidade -

Descentralizar a geração de energia é um dos caminhos para tornar a eletricidade mais acessível em cantos remotos. Em Montreal, a empresa canadense Idénergie desenvolveu um bom exemplo de produção energética de pequena escala ao criar uma nova turbina hidrocinética portátil.

Usando um rotor do tipo Darrieus, a turbina da Idénergie converte a energia cinética de uma corrente de rio em eletricidade – sem danificar o ecossistema marinho.

Como funciona

A corrente do rio impulsiona o movimento giratório da turbina que aciona o gerador. A energia resultante é então transformada em eletricidade graças ao conversor inteligente integrado. Esta energia convertida é então encaminhada para as baterias por um cabo elétrico. As baterias recarregam 24 horas por dia e, a partir daí, um inversor transforma a corrente contínua em corrente alternada para alimentar dispositivos elétricos.

- Publicidade -

Cada turbina, deste modelo, pode abastecer uma residência ao produzir até 12 kWh diários. A produção exata depende da velocidade da água disponível, porém, mesmo com capacidade mínima, o dispositivo produz energia suficiente para manter em funcionamento elementos comuns de uma casa, tais como geladeira, TV, computador e iluminação.

O gráfico abaixo ilustra a capacidade de produção diária da turbina fluvial, que varia entre 4 a 12 kWh/dia dependendo da velocidade da água disponível:

Turbina hidrocinética
Gráfico Idénergie

Portátil

A Idénergie também apresenta como vantagem o fato de seu modelo de turbina ser muito prático. Isso porque a instalação requer apenas três pessoas com pouca ou nenhuma experiência. Não há necessidade de guindastes, modificações no leito do rio ou quaisquer obras civis dispendiosas.

turbina energia agua
Foto: Idénergie

Inspirado em móveis da IKEA, o equipamento pode ser enviado para qualquer lugar do mundo desmontado, dentro de uma caixa, e pode ser montado na margem do rio usando apenas chaves Allen.

Como não poderia deixar de ser, o dispositivo em si é totalmente à prova d’água e feito de metais, entre outros materiais, que são facilmente recicláveis ao fim de sua vida útil.

Turbina hidrelétrica versus turbina hidrocinética

A turbina hidrocinética é um modelo alternativo de geração de energia, que usa somente a correnteza dos rios para funcionar. Diferente da hidrelétrica, que necessita a construção de barragens, formação de lago e, portanto, gera alto impacto na fauna aquática e em populações que morem próximo ao local de instalação das usinas hidrelétricas.

turbina cinetica agua
Design da turbina hidrocinética. | Imagem: Idénergie

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -