Criada por um grupo de estudantes da Inglaterra, a tinta Bare Paint conduz eletricidade, por isso, é utilizada para substituir a fiação elétrica – podendo ser aplicada em qualquer superfície. À venda pela internet, o produto sustentável já faz sucesso, e pode não só reduzir o uso de fios e resíduos, como também agregar uma nova estética às construções.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, a criação permite que as pessoas desenhem pelas paredes, como uma fiação elétrica que alimenta lâmpadas e eletrodomésticos sem necessidade de interruptor ou fios convencionais. A consistência do material é semelhante à do mel, podendo ser usado em plásticos, papéis, tecidos ou metais.


Foto: Divulgação/Bare Conductive

Depois da aplicação, a tinta seca rapidamente quando exposta à temperatura ambiente. O produto é resultado de um despretensioso trabalho acadêmico elaborado pelos britânicos Matt Johnson, Isabel Lizardi, Becky Pilditch e Bibi Nelson, que estudaram juntos no Royal College of Arts.

Segundo informaram os inventores, o objetivo inicial era criar um material que possibilitasse a aplicação de circuitos eletrônicos na pele dos usuários – e a eficiência foi comprovada durante um show do DJ e produtor escocês Calvin Harris, em que o movimento realizado pelas dançarinas pintadas com o produto alterava as batidas de uma música.

Além de despertar senso artístico nas pessoas, a Bare Paint é considerada como um produto sustentável porque reduz o uso de fios e a quantidade de resíduos gerados nas construções, além de aumentar a eficiência dos circuitos de energia elétrica. A fiação líquida é vendida no site da empresa, com entrega gratuita para qualquer lugar do mundo. Na mesma página, também é possível conferir tutoriais de uso do produto (em inglês) e projetos elaborados com a tinta condutora de energia.


Foto: Divulgação/Bare Conductive

 

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.