Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, no Singapura, criaram um composto multiuso capaz de limpar e dessalinizar água, recuperar a energia de ambos os processos, dobrar a vida útil de baterias de íon-lítio, entre outras coisas.

O Dióxido de Titânio Multiuso (TiO2), como foi apelidado, é fruto de cinco anos de pesquisas sob a liderança do professor Darren Sun. Ele é formado por cristais de dióxido de titânio em nanofibras flexíveis, que incluem combinação de carbono, zinco ou estanho.

O material tem sido considerado cientificamente uma opção barata e acessível para auxiliar o enfrentamento dos desafios globais. “Enquanto não é encontrada a solução para os dois maiores desafios do mundo: a energia renovável barata e uma oferta abundante de água limpa, a nossa membrana multiuso chega perto de ser um catalisador fundamental na descoberta de tais soluções”, explicou o professor Sun, em declaração à Phys.org.

O Dióxido de Titânio Multiuso serve para muitas funções. Ele pode produzir água limpa somente ao ser exposto à luz solar, dessalinizar a água e ainda transformar este processo em energia. Através desta inovação, a limpeza da água pode ser feita de diferentes maneiras, o esgoto, por exemplo, é transformado em hidrogênio, oxigênio e energia.

De acordo com o líder da equipe, o TiO2 é três vezes mais eficiente que a platina para a limpeza da água. Além disso, o processo com a nova tecnologia chega perto do gasto energético zero.

Os pesquisadores agora trabalham em uma versão policristalina preta, que será capaz de gerar uma célula solar flexível e capaz de gerar eletricidade de maneira limpa. Ainda não existe previsão para o material estar disponível comercialmente. Com informações do Phys.org.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.