Pedal de bike com luz torna o passeio noturno mais seguro

Modelo pode evitar acidentes em ruas escuras.

Levar uma roupa extra, toalha e capa de chuva. Estas são algumas dicas básicas para quem vai começar a usar a bicicleta como meio de transporte – sobretudo para se deslocar ao trabalho. Mas, a questão da segurança ainda figura no topo da lista das preocupações dos iniciantes no pedal. Apesar de não resolver de todo o problema – é preciso muito mais que uma simples tecnologia – a designer Dinika Soni criou um pedal alternativo que emite luz e, portanto, auxilia quem passa por ruas escuras na volta para casa.

Batizado de UFO Lights, o pedal é um indicador visual na estrada tanto para o próprio ciclista como para motoristas. É uma forma de criar zonas de proteção e tentar reduzir as chances de acidentes.

Os módulos de lâmpadas são acopladas nas extremidades de cada pedal. As luzes ligam automaticamente quando o ciclista começa a pedalar, se movem conforme os pedais giram e criam uma faixa de um metro: distância mínima que precisa ser mantida por outros veículos. No caso do Código de Trânsito brasileiro, a lei obriga o motorista passar a 1,5m de uma bicicleta ao ultrapassar.

As luzes ainda ficam vermelhas quando o ciclista desacelera. Todos esses efeitos não são firulas, mas sim formas de ser percebido – uma vez que as bicicletas são silenciosas.

As lâmpadas da UFO Lights são removíveis, de modo que é possível usá-las para outros fins. Elas são facilmente carregadas por meio de dispositivo USB ou bateria portátil – dando mais liberdade para o ciclista de aventura, por exemplo. Por fim, o modelo é à prova d’água e poeira.