A CCR NovaDutra encerrou em março o processo de substituição de lâmpadas comuns por luminárias a led na iluminação das marquises das sete praças de pedágio que operam na Via Dutra.

Segundo Marco Antônio Rodrigues, responsável pela área de TI da CCR NovaDutra, a substituição está inserida no programa de sustentabilidade da empresa, que tem buscado minimizar a utilização de recursos naturais e adotar práticas menos poluentes.

“As luminárias a led podem substituir com vantagens as luminárias convencionais, mantendo a mesma luminância com maior eficiência energética e sem a utilização de metais pesados”, informa Rodrigues. “O led tem vida útil cinco vezes maior que a iluminação convencional, não emite raios UV e RI, oferece economia de energia e maior eficiência”.

Ao todo, foram substituídas 683 luminárias tradicionais por 360 luminárias a LED de 100 Watts, proporcionando uma redução mensal no consumo na casa dos 24 mil kWh.

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.