- Publicidade -

Google usa drones solares para disseminar internet 40x mais rápida

A tecnologia poderia levar internet rápida para as regiões mais isoladas do planeta.

A nova aposta do Google para universalizar a internet pode ser um drone equipado com placas fotovoltaicas. A tecnologia está passando por testes secretos, mas pode ser uma das alternativas para entregar internet de alta qualidade e com velocidade 5G.

- Publicidade -

O projeto, apelidado de SkyBender, utiliza transmissões de rádios milimétricas para gerar acesso à internet sem fio. Conforme apurado pelo The Guardian, é possível que a velocidade chegue a ser 40 vezes maior do que a transmissão de dados do atual 4G LTE.

O sistema criado pelo Google usaria milhares de drones em todo o mundo. Os equipamentos seriam movidos a energia solar e não precisariam de pilotos para controla-los. Se bem sucedida, a tecnologia poderia levar internet rápida para qualquer lugar do mundo, inclusive para as regiões mais isoladas do planeta.

No entanto, o formato ainda enfrente algumas dificuldades. As ondas milimétricas têm alcance muito menos do que os sinais de telefonia móvel, por exemplo. A transmissão em 28Ghz, usada pelo Google em outro projeto, seria perdida a cerca de um décimo de distância do sinal de um telefone 4G. Para resolver este problema, a empresa precisa utilizar um sistema de matriz faseada, que gasta muito mais energia e é muito mais complexo.

Os testes atuais têm sido feitos com um drone criado para o projeto Titan Aerospace, em 2014. São drones de alta altitude, movidos a energia solar e com envergadura de até 50 metros.

- Publicidade -

Redação CicloVivo