Já está disponível no mercado uma garrafinha de água que possui um dispositivo de purificação. A empresa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia é a CamelBak, especializada na setor de garrafas de água.

De todos os produtos feitos pela companhia, provavelmente, nenhum foi tão revolucionário como a CamelBak All Clear. Ela possui um sistema que consiste em uma garrafa de plástico de 750 ml, uma tampa equipada com luz UV-C e um cabo USB. Esta combinação transforma a garrafa com água de origem duvidosa em água potável. Basta agitá-la por 60 segundos.

“A luz UV-C destrói o DNA de micróbios de todos os tamanhos, incluindo, bactérias, protozoários e vírus que são transmitidos pela água. A destruição do DNA de um micróbio impede a reprodução dos mesmos, e sem a capacidade de reprodução, eles são neutralizados e tornam-se inofensivos”, afirma a empresa.

Na tampa UV há duas baterias recarregáveis de íon-lítio capazes de executar, em uma garrafa cheia, mais de 80 ciclos de purificação com uma carga completa. Desta forma, é possível recarregar três garrafas por dia durante 26 dias seguidos com uma única carga.

Além das garrafas, a CamelBak trabalha com outros equipamentos para hidratação pessoal esportiva. O produto é vendido por 99 dólares, mas está disponível apenas nos Estados Unidos. Com informações do Planeta Água.

Redação CicloVivo 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.