A Ford está desenvolvendo o C-Max Solar Energi Concept, um veículo experimental movido a energia solar, que pode revolucionar a mobilidade urbana sustentável. Equipado com um painel fotovoltaico de um metro e meio de extensão instalado no teto, o C-Max tem autonomia de cerca de 34 quilômetros e pode ser abastecido com combustíveis convencionais quando acaba a bateria movida com os raios de sol.

O veículo é construído pela indústria automobilística norte-americana em parceria com o Instituto de Tecnologia da Geórgia e a empresa Sunpower, especializada em aplicações de energia fotovoltaica. Mike Tinskey, diretor de infra-estrutura da Ford, disse que o veículo será testado durante este ano, e, caso tenha sucesso em todas as etapas, passará a ser produzido e vendido em larga escala.  

Segundo a Ford, os painéis fotovoltaicos do automóvel geram energia a uma bateria e demoram cerca de sete horas para serem abastecidos completamente, garantindo o uso da energia renovável como combustível. Durante o período de recarga, o C-Max Solar Energi deve ficar estacionado num local em que receba luminosidade, mesmo que o dia esteja nublado. O primeiro exemplar do C-Max Solar Energi Concept será apresentado em Las Vegas, durante o evento Consumer Electronics Show, que será realizado nos próximos dias.

Pelo fato de o C-Max Solar Energi ainda estar em fase de testes, especialistas do setor automobilístico consideram a possibilidade de o veículo não ser comercializado em larga escala tão rapidamente. Além disso, a inovação pode sofrer pressão da indústria petrolífera, que já considera os carros elétricos e híbridos como ameaças para a utilização de combustíveis no mundo todo.

Redação CicloVivo

 

 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.