- Publicidade -

Estudantes alemães, da Universidade de Ciências Aplicadas Karlsruhe, criaram um carro elétrico com transmissão wireless de energia. Apesar da tecnologia não ser nova, os estudantes pretendem mostrar que é possível usá-la em veículos rápidos.

O modelo criado por eles foi chamado de E-Quickie e usa o sistema wireless para captar a energia de condutores espalhados pelas ruas. Os receptores são colocados na parte inferior do carro e obtêm energia por meio de indução. Além disso, o pequeno automóvel conta com uma bateria que armazena energia suficiente para manter o carro quando ele sai da pista ou entra na garagem e perde o contato com a rua com tiras de condução. A tecnologia usada pelos estudantes também pode ser uma ótima opção para aplicações industriais.

A captação de energia por wireless não é algo novo, o que difere a invenção dos alemães das outras que já são utilizadas é a sua aplicação. Inicialmente o carro tem um motor de apenas 2 kW e alcança velocidade de 31 km/h. Mas a expectativa é que essa potência aumente no decorrer dos próximos estudos.

- Publicidade -

O E-Quikie é muito pequeno, podendo conduzir apenas uma pessoa. Em seu design foram usados apenas matérias leves. Toda a aerodinâmica foi projetada para melhorar o desempenho do carro e diminuir os gastos energéticos, tanto que o automóvel pesa apenas 60 kg.

Com informações da Revista Info

Imagens: Hochschule Karlsruhe

- Publicidade -